28.8 C
São Mateus do Sul
terça-feira, abril 30, 2024
InícioCidadesSão Mateus do SulProjeto Rede de Vizinhos Protegidos é apresentado em encontro no Centro da...

Projeto Rede de Vizinhos Protegidos é apresentado em encontro no Centro da Juventude

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Encontro contou com a participação de setores da Segurança Pública de São Mateus do Sul. Fotos: Edinei Cruz/Portal RDX.

Foi apresentado na manhã desta quinta-feira (15), no Centro da Juventude Laurival Kwiatkowski Mayer, o projeto de segurança para tratar sobre o projeto Rede de Vizinhos Protegidos, com o objetivo de apresentar a idealização da criação de grupos de WhatsApp.

O encontro foi organizado pelo Conselho de Segurança (Conseg), Polícia Militar, Polícia Civil, ACIASMS, CDL, CODESAMAS e Secretaria de Indústria e Comércio.

A presidente do Conselho Municipal de Segurança (Conseg), Micheli Daiane de Lima Toporowicz, exemplifica o caso da Vila Amaral, que em pouco tempo já conseguiu obter resultados positivos. “Conseguimos praticamente zerar o número de furtos após os moradores se organizarem, em pelo menos duas semanas. O que tem sido utilizado nas residências é uma placa, identificando que aquele local faz parte da Rede de Vizinhos Protegidos. O Conseg se coloca à disposição de outras comunidades para apresentar esse projeto”, diz.

Placa em residência identifica local que integra o projeto. Foto: Divulgação.

O Tenente da Polícia Militar, Henrique Pilz Tschoeke, diz que é fundamental a ajuda da população no combate aos crimes no município. “Já temos esse contato com os moradores, que acionam a PM quando suspeitam de algo. Estamos cientes da onda de furtos e consumo de drogas, recebendo denúncias e identificando os autores. A Polícia Militar tem feito um trabalho ostensivo e realizando abordagem de suspeitos, garantindo a segurança da população”, afirma.

O delegado da Polícia Civil, Michel Leite Pereira da Silva, enfatiza que com a aproximação dos vizinhos, aumentará o número de prisões em flagrante. “Temos certeza de que, conseguindo identificar a autoria, podemos punir os infratores que descumprem a lei. Oriento aos empresários do comércio em geral e que possuem câmeras de segurança, que gravem os registros e encaminhem em conjunto para identificá-los e tirá-los de circulação”.

Projeto de câmeras de monitoramento

Outro assunto debatido na reunião foi sobre reativação e implantação de novas câmeras de segurança em São Mateus do Sul. O Secretário de Indústria e Comércio, Carlos Roberto Chaves, revelou que há um planejamento para auxiliar no trabalho de inteligência para a Polícia Militar e Polícia Civil. “Com essa união do Poder Público, Câmara de Vereadores e a participação da nossa comunidade, teremos mais força para atuar de forma efetiva”, conclui.

Edinei Cruz
Edinei Cruz
Repórter e Locutor da RDX FMInstagram: @edineicruzsms

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas