17 C
São Mateus do Sul
sábado, novembro 23, 2024
InícioParanáPR vence último entrave para consolidar proposta de PG para sediar ESA

PR vence último entrave para consolidar proposta de PG para sediar ESA

Data:

Compartilhe essa notícia:

O Paraná venceu o último entrave burocrático para consolidar a candidatura de Ponta Grossa para ser sede da nova Escola de Sargentos das Armas do Exército Brasileiro.

Publicidade

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, concordou em desocupar a área em que está instalada a Fazenda Modelo, no distrito de Itaiacoca, deixando o terreno de 4 mil e 500 hectares à disposição para a construção da Escola. Em contrapartida, a instituição militar vai destinar um espaço no município vizinho de Palmeira para que a empresa pública possa dar continuidade aos trabalhos de pesquisa.

Os detalhes da permuta foram definidos pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em reunião nesta terça-feira, em Brasília, com o presidente da Embrapa, Celso Luiz Moretti. O pleito paranaense dependia da regularização da área para avançar.

Segundo o governador Ratinho Junior, o município dos Campos Gerais concorre com Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e Recife, em Pernambuco – três finalistas entre 18 locais prospectados no País.

O resultado será definido no início do segundo semestre. A Embrapa também disponibilizou um ofício em que dá anuência à negociação, documento que também será encaminhado ao Exército como forma de respaldar a candidatura do Paraná.

O governador ainda explicou que a infraestrutura e a localização geográfica são pontos que pesam muito a favor de Ponta Grossa. Citou, por exemplo, que a cidade é a quarta em número de habitantes no Paraná, com uma população de 355 mil pessoas. É o município de maior porte mais próximo de Curitiba – fica a 108 quilômetros da Capital, a cerca de 130 quilômetros do Aeroporto Internacional Afonso Pena e a 200 quilômetros do Porto de Paranaguá. Além disso, conforme ressaltou Ratinho Junior, é um ramal logístico, com entroncamento rodoviário que permite acesso fácil às demais regiões paranaenses e aos estados vizinhos, além de um aeroporto recentemente remodelado com disponibilidade de voos diários para São Paulo.

Em julho, o comandante-geral do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, vai conhecer a área. Em abril uma comitiva do Exército esteve em Ponta Grossa para conhecer o local de possível instalação da unidade.

Com informações Agência Estadual de Notícias

Redes sociais

53,000FãsCurtir
20,500SeguidoresSeguir
1,340InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas