Nesse mês de agosto, a população de São Mateus do Sul poderá fazer o descarte correto de óleo de cozinha usado. Um carro de som já está percorrendo vilas e bairros da cidade, fazendo a coleta. A campanha já foi realizada em cidades como União da Vitória, Porto União e Caçador.
O responsável pelo trabalho, Júlio Cesar Brudnik, disse à RDX FM que os produtos podem ser armazenados e entregues em garrafas pet e vidros de conserva.
O óleo descartado corretamente é utilizado para produção de biodiesel, sabão, tintas a óleo, massa de vidraceiro e outros produtos. Isso preserva matéria-prima, incentiva a reciclagem e evita que mais litros de óleo sejam descartados de maneira incorreta.
Mais informações pelo WhatsApp 9 9932 3418.
Descarte deve ser de forma correta
O óleo de cozinha usado pode parecer inocente, mas é um grande contaminante. Um litro de óleo descartado no ralo da pia pode poluir um milhão de litros de água potável. É a quantia equivalente ao consumo de uma pessoa em 14 anos de vida.
Além disso, quando o óleo usado é descartado na pia, acumula no encanamento e retém resíduos, entope a rede de esgoto e o fluxo de água, o que causa graves problemas de higiene e até gastos com a limpeza da caixa de gordura. Sem contar que a sujeira atrai insetos, baratas e ratos.
Por isso nunca jogue o óleo de cozinha em ralos, pias ou no solo. O correto é guardar o óleo usado em garrafas de refrigerante (PET) e fazer o descarte em locais próprios para a coleta.