23.3 C
São Mateus do Sul
sábado, abril 27, 2024
InícioCidadesSão Mateus do SulNo Dia Nacional do Caminhoneiro, motoristas relatam dificuldades da profissão

No Dia Nacional do Caminhoneiro, motoristas relatam dificuldades da profissão

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img

O Dia do Caminhoneiro é comemorado nesta quinta-feira, 16 de setembro. Porém, os profissionais ainda comemoram em mais duas datas: 30 de junho e 25 de julho. Ao tempo em que contribuem para a economia brasileira, eles enfrentam inúmeras dificuldades e riscos durante suas rotinas profissionais.

É o caso de Luís Carlos de Lima, morador de São Mateus do Sul e profissional da empresa Via Dupla. Com quase 30 anos de estrada, ele já rodou por diversas regiões do país, e afirma enfrentar inúmeras dificuldades e riscos, como cumprimento de prazos apertados, a saudade e a distância da família, a possibilidade de se acidentar, longas jornadas de trabalho, entre outros.

Luís Carlos de Lima atua na área há quase 30 anos.

Luís conta que o interesse pela profissão veio inspirado de seu pai.

No começo, ele não queria que eu seguisse essa profissão, mas não teve jeito, peguei o gosto pela coisa e não parei mais

afirma o motorista.

Blog do Caminhoneiro foi destaque na TV Globo

Com o objetivo de divulgar e mostrar a realidade das estradas brasileiras, o são-mateuense Rafael Brusque Toporowicz criou em 2011 o Blog do Caminhoneiro, que é atualizado diariamente com informações sobre o mundo dos caminhões, alcançando semanalmente mais de 2 milhões de pessoas.

O responsável pelo portal de notícias trabalhou como motorista de caminhão em Araucária e de ônibus em São Mateus do Sul. Foi durante esse período, que acompanhou de perto o dia-a-dia as dificuldades encontradas pelos motoristas.

Na foto, Rafael Brusque Toporowicz, idealizador do Blog do Caminhoneiro.

Em agosto de 2012, o portal foi destaque nacional no programa Encontro com a Fátima Bernardes da TV Globo, falando sobre a profissão.

Comemorações em dose tripla

Os caminhoneiros são homenageados com três datas diferentes: 30 de junho, 25 de julho e 16 de setembro.

30 de junho

A comemoração de 30 de junho é apenas para a região do estado de São Paulo e foi oficializada através da lei nº 5.487, pelo governador de São Paulo, Francisco Montoro.

25 de julho

A data de 25 de julho foi escolhida de forma popular para homenagear nacionalmente os caminhoneiros, juntamente com a comemoração do Dia de São Cristóvão, que é o padroeiro de todos os motoristas, sejam eles de carro, moto, caminhão, barco, avião, etc. 

Por conta disso, geralmente são realizadas feiras, festas e outros eventos para homenagear São Cristóvão e os motoristas.

16 de setembro

E 16 de setembro é a data comemorada a nível nacional e foi oficialmente decretada através da lei n° 11.927, de 17 de Abril de 2009, pelo ex-vice-presidente do Brasil, José Alencar Gomes da Silva.

É válida a comemoração aos caminhoneiros em 3 datas diferentes, pois mesmo depois de provar a sua importância à economia nacional, ainda é um setor que não recebe a devida importância e reconhecimento.

Edinei Cruz
Edinei Cruz
Repórter e Locutor da RDX FMInstagram: @edineicruzsms

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas