Não é de hoje que o ator Marcos Palmeira – o Zé Leôncio de Pantanal 2022 – assumiu o compromisso de conservar a natureza. Ele já participou de algumas campanhas sobre o meio ambiente e, agora, anunciou que vai recuperar mais de 200 mil árvores nativas da fazenda Vale das Palmeiras, da qual é proprietário.
Quando comprou a propriedade, de 200 hectares, a vegetação estava bastante degradada e com diversas áreas de desmatamento. Havia apenas uma pequena produção convencional de hortaliças.
Junto com o pessoal do Instituto Terra de Preservação Ambiental, Marcos Palmeira quer utilizar 1.300.000 metros quadrados da fazenda para o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica.
“O plantio será com espécies nativas da Mata Atlântica, como palmito jussara, jequitibá, aroeira, pau ferro e várias outras”, disse o ator em um vídeo no Instagram.
Compromisso com a natureza
Foi um trabalho demorado e obstinado. Aos poucos, a área foi sendo restaurada, incluindo a proteção do entorno de nascentes.
A Vale das Palmeiras, que fica em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, se tornou então uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), em que o proprietário assume o compromisso com a conservação da natureza.
Fabricação de produtos orgânicos
Além da regeneração da área verde, Marcos Palmeira também faz um excelente trabalho na fazenda com produção de alimentos orgânicos.
O ator conta que esse era um antigo sonho do avô que ele está realizando.
Desde 1997 o ator possui a Certificação Orgânica, selo nacional que atesta oficialmente o setor.
O foco é a produção de derivados do leite, como queijo minas frescal, ricota, coalhada, queijo cottage e iogurte.
As vacas são tratadas com homeopatia e não há uso nenhum de hormônios, antibióticos ou pesticidas ali.
Em janeiro deste ano, inclusive, o queijo frescal da Vale das Palmeiras foi eleito um dos melhores do Brasil, numa premiação que contou com a inscrição de 120 queijos de 60 diferentes produtores de 18 estados.
Com informações Conexão Planeta