22 C
São Mateus do Sul
sábado, novembro 23, 2024
InícioDestaqueReviravolta descarta fechamento do posto da PRF em São Mateus do Sul

Reviravolta descarta fechamento do posto da PRF em São Mateus do Sul

Data:

Compartilhe essa notícia:

Após a reportagem do Portal RDX divulgar a possibilidade de fechamento, houve uma reviravolta na decisão. No entanto, fontes afirmam que o local poderá se tornar um ponto de apoio. Entenda. Foto: PORTAL RDX

Nesta quarta-feira (27), a reportagem da RDX FM recebeu a informação de que houve uma reviravolta sobre a decisão de fechar o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de São Mateus do Sul, localizado às margens da BR-476, na Vila Palmeirinha.

Publicidade

Na semana passada, a reportagem do Portal RDX recebeu a informação da possibilidade do fechamento do posto da PRF para o final do mês de julho de 2022, causando preocupação à população e a sociedade são-mateuense, já que atualmente a equipe da PRF de São Mateus do Sul atende cinco municípios: São Mateus do Sul, Paulo Frontin, Mallet, Antônio Olinto e Contenda, até a divisa com Araucária.

Fontes ouvidas pela reportagem da RDX FM, disseram terem sido informadas de que, mesmo com o anúncio dessa decisão, a partir do mês de agosto o posto poderá estar fechado. O trabalho de atuação da PRF funcionaria com policiais vindos de outros municípios, e não como acontece atualmente, com uma equipe no local em período integral. Com isso, deixaria de ser um posto de polícia e funcionaria com um ponto de apoio.

“Querem transformar o local como um ponto de apoio, em que o policial apenas ‘pega’ a viatura e se desloca para outro posto fora de nossa região. A população viria o movimento de viaturas, mas não é isso que queremos. Nosso desejo é continuar trabalhando diariamente junto à comunidade”, explicou um policial que não quis se identificar.

Dessa forma, o trabalho de rondas no trecho, fiscalização e abordagens, além do auxílio à outras equipes de socorro em situações de acidente por exemplo, poderia ser prejudicado, já que dependeria solicitar o apoio de uma equipe da cidade de União da Vitória para fazer o atendimento, causando demora no atendimento à população.

Em entrevista à RDX FM na manhã de quarta-feira (27), o presidente da Câmara de Vereadores, Omar Picheth (PROS), enfatizou que buscou apoio com deputados federais para que a decisão fosse revertida. Ele citou ainda, que o fechamento do posto da PRF do município acarretaria em sérios problemas na segurança pública.

“Nós temos visto policiais atuando na segurança de diferentes esferas, seja ela municipal, estadual e nacional. E aí, da noite para o dia, a nossa população poderia ficar sem esse efetivo de forma atuante. É um desrespeito com o munícipe, já que ele continuará pagando seus impostos, e está tendo um direito seu tirado”, desabafou.

Já a prefeita Fernanda Sardanha disse não ter sido informada de forma oficial sobre o caso e demonstrou surpresa ao saber do possível fechamento.

“Sabemos da importância da PRF ao município, já que é um entroncamento rodoviário, e também o quanto será difícil se não tivermos os serviços desses policiais. Iremos movimentar as demais lideranças políticas da região e fazer tratativas que possam reverter essa situação”, disse a prefeita.

RDX entrou em contato com o setor de Comunicação da PRF de Pato Branco questionando os motivos da decisão, porém até o momento não obtivemos retorno. Caso haja um comunicado, a matéria será atualizada.

Edinei Cruz
Edinei Cruz
Repórter e Locutor da RDX FMInstagram: @edineicruzsms

Redes sociais

53,000FãsCurtir
20,500SeguidoresSeguir
1,340InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas