A Polícia Civil do Paraná, por meio dos delegados Andrey Malinovski e Thiers Andregotti, cumpriu na última quinta-feira (11), em União da Vitória – PR, sete mandados de busca e apreensão contra pessoas ligadas aos crimes de apologia ao nazismo, associação criminosa e incitação ao crime.
A operação contou com o apoio simultâneo da Polícia Civil de Barra Velha – SC, e desmantelou uma associação criminosa que aliciava pessoas e disseminava a ideologia nazista em União da Vitória.
Segundo a apuração, os integrantes trocavam mensagens cifradas em redes sociais e cada um deles possuía um codinome atribuído a oficiais do alto escalão do Terceiro Reich, incluindo Hitler. O grupo utilizava-se do cumprimento nazista com o braço em noventa graus e a palma da mão estendida, seguida da fala SH (Sieg Heil – salve a vitória), denominava-se como um “exército da salvação” e pregava sua ideologia discriminatória e preconceituosa no sentido de combater indivíduos que aos olhos da organização “não mereciam viver”, os quais, aos olhos do grupo seriam os usuários de drogas, pessoas que utilizam correntes e adereços no corpo e também aqueles que gostam de ouvir funk e rap.
Ao todo, foram apreendidos cinco computadores, oito celulares, um caderno de anotações com mensagens cifradas e seus respectivos códigos, bem como uma carta contendo as regras do grupo. A investigação foi remetida ao Poder Judiciário para a responsabilização dos suspeitos.
Com informações Portal da Cidade e foto Polícia Civil