19.2 C
São Mateus do Sul
quarta-feira, novembro 27, 2024
InícioCidadesSão Mateus do SulIntolerância religiosa e racismo foram pautas de encontro no Colégio Zuleide na...

Intolerância religiosa e racismo foram pautas de encontro no Colégio Zuleide na Vila Bom Jesus

Data:

Compartilhe essa notícia:

Professor Armestrong Davis de Freitas ministrou uma palestra desmistificando alguns pontos sobre questões da Umbanda. Foto: Divulgação.

O professor da rede municipal de ensino de São Mateus do Sul, Armestrong Davis de Freitas, ministrou na semana passada uma palestra no Colégio Estadual Zuleide Sanways Portes, na Vila Bom Jesus, onde ocorreu a Semana da Família. O encontro também contou com a participação do padre José Levi Godoy da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa e teve por objetivo debater a intolerância religiosa e o racismo.

Em sua palestra, Armestrong desmistificou alguns pontos sobre questões da Umbanda e falou da importância do respeito as diferenças.

“Nós quisemos desmistificar e explicar o que é a Umbanda, uma religião que mistura outras religiões como, o catolicismo, kardecismo, religiões indígenas e de matriz africana, como o Candomblé. Sabemos que existe o preconceito, mas é importante deixar claro que na Umbanda não existe sacrifício de animais, e sim, a oferenda com carne abatida em açougue”, explica.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Origem da umbanda

A umbanda é uma religião surgida no Rio de Janeiro em 15 de novembro de 1908. Rapidamente, ela se espalhou por todo Brasil e outros países da América Latina.

Suas crenças misturam elementos do candomblé, do espiritismo e do catolicismo. Por isso, para muitos estudiosos, a Umbanda seria uma espécie de candomblé sem sacrifícios de animais, algo que seria mais aceito pela população branca e urbana da época.

Ainda adquiriu conceitos do kardecismo, que estava chegando ao país, como o de “evolução” e “reencarnação”.

Também tem Jesus como referência espiritual e é possível encontrar sua imagem em lugar destacado nos altares das casas ou de terreiros de umbanda.

Local de culto da umbanda

O local para a realização das cerimônias da umbanda chama-se Casa, Terreiro ou Barracão. Igualmente, são feitas várias celebrações ao ar livre, junto à natureza, em rios, cachoeiras ou na praia.

Essas cerimônias são presididas por um “pai” ou “mãe”, um sacerdote que dirige os ritos e comanda a casa. Também é responsável por ensinar a doutrina e os segredos da umbanda aos seus discípulos.

Quem tiver dúvidas e saber de mais informações, pode entrar em contato com Armestrong Davis de Freitas pelo WhatsApp: (42) 9 9965-0199.

Edinei Cruz
Edinei Cruz
Repórter e Locutor da RDX FMInstagram: @edineicruzsms

Redes sociais

53,000FãsCurtir
20,500SeguidoresSeguir
1,340InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas