Um apagão afetou todas as unidades da federação na manhã de terça-feira (15), com exceção de Roraima.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e o Ministério de Minas e Energia (MME), uma falha aconteceu no Sistema Interligado Nacional às 08h31.
Em entrevista, o ministro Alexandre Silveira, do MME, afirmou que o apagão foi causado por uma sobrecarga no Ceará. Ele também citou “outro evento” em local ainda não identificado pelas autoridades.
O ministro informou ainda que irá pedir à Polícia Federal (PF) e à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que investiguem se o apagão pode ter sido causado por ação humana.
O que aconteceu?
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) identificou uma ocorrência às 8h31 de terça-feira, que levou a uma “separação elétrica” no sistema interligado. Na prática, as regiões Norte e Nordeste do país foram desconectadas do Sul e Sudeste.
Com o incidente, o órgão realizou uma “ação controlada” — ou seja, proposital — para evitar que o problema na rede se espalhasse.
“Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência”, diz o ONS.
Segundo apurado pela reportagem do g1, apenas o estado de Roraima não registrou falta de energia. Trata-se, inclusive, do único estado que não é ligado ao Sistema Interligado Nacional.