União da Vitória registrou uma suspeita de óbito por leptospirose nesta quarta-feira (1º). Segundo Murilo Ferminguez, responsável pela divisão de vigilância em saúde da 6ª Regional de Saúde, o paciente estava internado no hospital São Braz, em Porto União, mas era morador de União da Vitória. Como a internação foi feita em Porto União, a análise clínica será feita pelo Lacen de Santa Catarina, mas caso seja confirmada a infecção, o caso será computado para o município paranaense.
“O paciente deu entrada no hospital São Braz. Todo o manejo clínico dele aconteceu no município de Porto União, porém, caso conformado com o exame laboratorial do Lacen de Santa Catarina, essa caso vai ser confirmado para o município de União da Vitória, que aí a gente leva em conta o município de residência do paciente. Sendo assim, toda a investigação ambiental e epidemiológica vai ser feita pela equipe do município de União da Vitória”, explica.
União da Vitória já tem um caso confirmado, mas o paciente passa bem. No momento, está sendo realizada uma investigação para confirmar se a contaminação se deu pelo contato com a água da enchente. A partir desta quarta-feira, a 6ª Regional de Saúde intensificará a monitoração dos casos suspeitos.
“Hoje, a partir de determinação do Cievs, da secretaria de estado da saúde, a gente vai começar a monitorar a evolução de casos notificados, suspeitos ou confirmados diariamente, passando essa informação para nossa central, para poder apurar se a gente está tendo realmente o aumento de casos notificados ou confirmados em decorrência das cheias ou se a gente ainda continua nos números corriqueiros que a gente vem tendo desde então”, comenta Murilo.
Confira a matéria completa no Portal Vvale, parceiro do Portal RDX.