Uma faixa de pedestres com a pintura diferente tem chamado a atenção de quem passa pela Rua Ponta Grossa, no centro de Apucarana, norte do Paraná.
No começo da faixa, o formato tradicional é mantido, com as linhas lado a lado para travessia. Mas é no meio do cruzamento que a diferença aparece. As faixas avançam pelas esquinas e terminam na rua lateral.
De acordo com o superintendente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), setor responsável pelo trânsito de Apucarana, Carlos Mendes, o modelo é autorizado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
“A legislação fala sobre o tamanho mínimo da faixa de pedestre, que é de 4 metros. Neste formato adotado na Rua Ponta Grossa, preenchemos a pista de rolamento em todo o cruzamento, tanto para o condutor quanto para o pedestre”.
Segundo a prefeitura, a rua onde a faixa foi instalada tem um tráfego diário de 7 mil veículos e 180 ônibus do transporte coletivo.
Conforme o Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Apucarana tem 130.134 habitantes.
Reportagem: G1