Nesta semana a RDX FM apresentou durante a programação do rádio uma reportagem com o delegado Vinícius Fernandes Maciel orientando sobre como não cair em golpes. Na ocasião, o delegado-chefe confirmou que em São Mateus do Sul em um curto intervalo de tempo, dois moradores caíram no golpe do bilhete premiado, perdendo cada um deles R$ 80 mil e cerca de R$ 10 mil.
Segundo o delegado, os golpes aconteceram nos últimos 2 meses.
“É um golpe bem antigo, mas que infelizmente continua fazendo vítimas em São Mateus do Sul”, afirmou o delegado.
De acordo com dados da cartilha de golpes produzida pela equipe da Polícia Civil do Paraná, o golpe acontece quando uma vítima é abordada em via pública e o estelionatário se passa por uma pessoa humilde e fala que possui um bilhete premiado.
“Em seguida, outros golpistas aparecem e simulam uma ligação para o gerente de um banco que confirma o suposto bilhete como verdadeiro”, informa a cartilha.
Após isso, os golpistas convencem a vítima a transferir valores, entregar cartões e outros itens financeiros para o falso vencedor como garantia para o recebimento do prêmio.
“A vítima, nesses casos, acredita que irá ficar com parte do prêmio. A prática criminosa acontece geralmente próximo aos bancos”, informam.
O QUE FAZER?
Ao se deparar com situações como essa, não realize nenhum tipo de transferência ou depósito bancário. Comunique a Polícia Civil sobre a localização dos possíveis golpistas e jamais repasse dados pessoais em conversas suspeitas.