16.8 C
São Mateus do Sul
sexta-feira, outubro 18, 2024
InícioCidadesSão Mateus do SulDefesa Civil inicia levantamento de dados para atualização do Plano de Contingência...

Defesa Civil inicia levantamento de dados para atualização do Plano de Contingência Municipal em São Mateus do Sul

Data:

Compartilhe essa notícia:

Os dados serão coletados através da visita de agentes da Defesa Civil, devidamente identificados com crachás, nas regiões que possuem histórico de atendimento. Na foto, as cheias do Rio Iguaçu, em São Mateus do Sul, em 2023. Foto: Willian Kuchinski.

A partir desta segunda-feira (14), a Coordenadora de Proteção e Defesa Civil de São Mateus do Sul estará realizando o levantamento de dados para atualização do Plano de Contingência Municipal, que é utilizado em situações de desastres, para nortear as equipes da Defesa Civil, a fim de agilizar a mobilização de toda a logística necessária e garantir as ações de resposta.

Os dados serão coletados através da visita de agentes da Defesa Civil, devidamente identificados com crachás, nas regiões que possuem histórico de atendimento. Serão solicitados dados das pessoas que residem no local, como o nome e documentação, e também em caso de necessidade de evacuação da residência, se a família possui algum lugar para se abrigar temporariamente.

A Defesa Civil pede a colaboração da população para que os dados coletados sejam consistentes, e que possibilitem a máxima agilidade nos atendimentos. Em caso de dúvidas, o telefone é o 3912 7109 e WhatsApp 9 8837 1655.

Pontos de encontro

Em 2022, conforme divulgado pelo Portal RDX, vários locais próximos à Barragem de Água da então SIX, atual PX Energy, receberam placas informativas e panfletos, explicando que a área urbana de São Mateus do Sul, havia recebido dois tipos de placas voltadas à orientação e segurança de todos, em caso de uma ocorrência na barragem de água.

Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

Procurada pela RDX, a Petrobras informou na época, que a barragem não possui riscos de integridade, e que a Companhia monitora de forma contínua essa estrutura com foco nas condições relacionadas à segurança e à sua integridade. Ela ainda explicou que a colocação de placas e distribuição dos panfletos atende a Lei Federal 14.066, publicada em 30 de setembro de 2020 que dispõe, entre outros, sobre a necessidade de se instalar placas indicando as rotas de fuga e pontos de encontro, para caso de acidentes com barragens. Esta obrigatoriedade foi estabelecida em decorrência dos acidentes ocorridos em barragens no Brasil, como os de Mariana e de Brumadinho.

Ao todo, foram 6 os pontos de encontro sinalizados:

  • Rua Dona Estefânia, próximo à esquina com a Guilherme Kantor
  • Rodovia BR-476, número 279
  • Samas Klub (antigo CEPE)
  • Proximidades da Paróquia São Mateus
  • Terminal Rodoviário (que passa por obras)
  • Proximidades da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Vila Prohmann)
Edinei Cruz
Edinei Cruz
Repórter e Locutor da RDX FMInstagram: @edineicruzsms

Redes sociais

51,000FãsCurtir
18,800SeguidoresSeguir
1,160InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas