20.6 C
São Mateus do Sul
domingo, abril 28, 2024
InícioEducaçãoEstudantes de São Mateus do Sul recebem premiação do concurso Agrinho 2023

Estudantes de São Mateus do Sul recebem premiação do concurso Agrinho 2023

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Evento aconteceu na ExpoTrade, em Pinhais e reuniu mais de 4 mil pessoas, entre alunos, professores, pais e autoridades. Foto: Divulgação FAEP/SENAR-PR.

Na última segunda-feira (30), alunos de São Mateus do Sul estiveram em Curitiba participando da Cerimônia de Premiação do Projeto Agrinho 2023. Mais de 4 mil pessoas – entre alunos, professores, pais e autoridades – de todos as regiões do Paraná participaram do encerramento da edição 2023 do Programa Agrinho, realizado na ExpoTrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Veja as fotos do evento aqui.

A iniciativa, maior ação de responsabilidade social do Sistema FAEP/SENAR-PR, chegou à sua 28ª edição com recordes de participação. Mais de 1 milhão de trabalhos foram inscritos, dos quais 1.956 foram premiados.

Foto: Divulgação FAEP/SENAR-PR.

Esta edição foi realizada sob o tema “Ações que transformam o mundo”. A escolha foi baseada nos pilares do ESG (sigla em inglês que representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa). Além das tradicionais categorias Desenho, Redação, Experiência Pedagógica, Escola Agrinho e Município Agrinho, o evento incluiu modalidades realizadas em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed): Redação Paraná, Robótica, Programação e Colégios Agrícolas (esse último uma novidade da edição 2023).

Durante a cerimônia, os alunos e professores premiados nas 14 categorias do concurso receberão uma homenagem (confira os ganhadores). Uma novidade desta edição é a inclusão de uma premiação regional do 1º ao 3º lugar para cada categoria do Agrinho tradicional, além da estadual. No evento, também haverá uma premiação para os Embaixadores de Programação, profissionais dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) que mais tiveram engajamento junto às escolas nesta categoria do concurso.

Foto: Divulgação FAEP/SENAR-PR.
Foto: Divulgação FAEP/SENAR-PR.

Representando o governo do Paraná, o vice-governador Darci Piana relatou seu envolvimento pessoal com o Agrinho, que já participa há 23 anos, desde que assumiu a presidência da Federação do Comércio do Paraná (Fercomércio-PR). Na avaliação de Piana, o programa é imprescindível para que o Estado continue trilhando o caminho da sustentabilidade, em consonância com a produtividade. Graças a isso, segundo o vice-governador, o Paraná se tornou um dos principais produtores de alimento do mundo.

“O Agrinho é o maior programa de sustentabilidade do nosso Estado, quiçá do mundo. O Agrinho tem feito um trabalho incansável para a sustentabilidade do Paraná e mostrando o que devemos fazer na educação. Meu agradecimento aos professores e alunos, por esse trabalho incansável de vocês.”

Foto: Divulgação FAEP/SENAR-PR.

O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, evidenciou os recordes batidos pelo Agrinho nesta edição. Ele mencionou o alto índice de participação nas escolas estaduais, nas categorias Redação Paraná, Programação e Robótica, destacando a originalidade dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

Programação e Robótica têm nos surpreendido por toda a qualidade nos mais variados exemplos de produtos desenvolvidos na área de tecnologia voltada à sustentabilidade. Hoje, o Paraná é referencia na educação pública. No ano que vem, começaremos com 50 mil estudantes em cursos técnicos, inclusive de agronegócio, de pecuária e de agricultura. Tudo isso dentro dos nossos valorosos colégios agrícolas.

Foto: Divulgação FAEP/SENAR-PR.

Confira abaixo a lista dos vencedores de São Mateus do Sul.

Categoria Desenho

EM Profª Ezilda Amaral Ferreira – Jardim Santa Cruz

Professora: Márcia Bensoni Mizga

Estudante: Henry Raphael da Silva Lipinski – 1º ano

Escola 21 de Outubro

Joacir Antônio de Ramos

Professor: Guilherme Kuiawa Chula

Estudante: Joacir Antônio de Ramos

Categoria Redação

EMC José de Alencar – Papuã

Professora: Zelita Muller Franco

Estudante: Thaeme Camili dos Santos Corrêa – 5º ano

EMC Altair Précoma – Monjolos

Professora: Arlete Correa Pereira

Estudante: Ana Lívia Wierczorkoski Riske – 4º ano

EMC Olalina de Almeida Faria – Turvo de Baixo

Professora: Raquel Patrícia Maieski Rosso

Estudante: Anna Julia Leal Romano – 3º ano

Professora: Célia Nahornne Chaves

Estudante: Marco Antônio Kuroski Gonçalves – 5º ano.

Rede Estadual de Ensino

Categoria Redação

Colégio São Mateus

Professora: Merci Mroz

Estudante: Rafaella Pacheco Ferreira

Escola Estadual do Campo Anselmo Follador

Professora: Ariane Renata Garcia Budnik

Estudante: Catia Camargo da Silva

Colégio Professora Orlanda Distéfani Santos

Professora: Rozilma Golinski Drobniewski

Estudante: Gabrielly Vitória da Cruz

Colégio Estadual do Campo do Turvo

Professora: Maricelis Bacil

Estudante: Ana Carolina Huk Oroski

Categoria Robótica (Ensino Fundamental)

Colégio Eugênio de Almeida – Fluviópolis

Professora: Rosana Wichineski de Lara de Souza

Estudantes: Cristian Rafael Kotrik Glinski. Geovane da Silva. Andrielly Aparecida Ferreira Sampaio. Erick da Silva Boscardin.

Categoria Robótica (Ensino Médio)

Colégio São Mateus

Professora: Sabrina da Silva Deringer

Estudantes: Camilly Barbosa Carvalho

Diogo Lima de Paula

Guilherme Nadolny

Manuelly Adrianczyk Kubiaki

Categoria Programação (Ensino Médio)

Colégio São Mateus

Professor: Rone Calisctil

Estudante: Julia Alves Niz

Categoria Programação – Trilha de Programação I (Matemática II) – Ensino Médio

Colégio São Mateus

Professor: Rone Calisctil

Estudante: Lucas André Guimarães Migacz

Na foto, Lucas André Guimarães Migacz, acompanhado do seu pai Hilário, juntamente com Ricardo Barros, da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços do Estado. Foto enviada ao Portal RDX.

Participação recorde

No total, o Agrinho envolveu 2.831 unidades escolares – 1.953 escolas estaduais, 184 particulares, 694 municipais, 23 colégios agrícolas e 181 Apaes. Com isso, o programa abrangeu todos os 399 municípios do Paraná, atingindo o recorde de 1.060.900 trabalhos inscritos. Na categoria Redação Paraná, foram mais de 812,4 mil inscritos. Na categoria Agrinho Tradicional, foram 232,1 mil trabalhos.

Além dos recordes de números, a cerimônia contou com uma novidade estrutural: o evento foi realizado em formato 360º, ou seja, com disposto ao palco ao centro da arena. Isso provocou uma maior imersão ao público, que pôde acompanhar projeções em telões, em tempo real. Esses recursos técnicos potencializaram o espetáculo de abertura, apresentado pelo Grupo Felchak, que preparou um show que mistura arte circense, teatro, dança e música, com destaque para uma cenografia e figurinos repletos de extravagância e criatividade.

Durante a cerimônia, os alunos e professores premiados nas 14 categorias do concurso receberão uma homenagem (confira os ganhadores). Uma novidade desta edição é a inclusão de uma premiação regional do 1º ao 3º lugar para cada categoria do Agrinho tradicional, além da estadual. No evento, também haverá uma premiação para os Embaixadores de Programação, profissionais dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) que mais tiveram engajamento junto às escolas nesta categoria do concurso.

O Agrinho é realizado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, com parcerias com o governo do Paraná (por meio das secretarias da Educação; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; de Desenvolvimento Sustentável; e da Justiça e Cidadania), de prefeituras, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, do Ministério do Trabalho, da Federação das Apaes, do Sebrae-PR, da Rumo Logística, da Sanepar, da Copel e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE)./

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas