19.5 C
SĂŁo Mateus do Sul
quinta-feira, abril 25, 2024
InĂ­cioPrincipais destaquesComerciantes se reĂșnem com equipe da Prefeitura para debater sobre o decreto...

Comerciantes se reĂșnem com equipe da Prefeitura para debater sobre o decreto estadual

Date:

Compartilhe essa notĂ­cia:

spot_imgspot_img

Aconteceu na manhĂŁ desta terça-feira (2), no Centro da Juventude, uma reuniĂŁo de comerciantes de SĂŁo Mateus do Sul com a Prefeita Fernanda Sardanha e equipe da Secretaria Municipal de SaĂșde para discussĂŁo sobre as medidas adotadas no decreto nĂșmero 6.983/2021, do Governo do ParanĂĄ, vĂĄlido atĂ© o dia 8 de março.

Dentre as principais reinvindicaçÔes feitas na reuniĂŁo, estĂĄ a nĂŁo prorrogação do decreto estadual, que suspende as atividades do comĂ©rcio. Em suas falas, os empresĂĄrios destacaram que cumprem as regras de prevenção a covid-19 – como distanciamento, nĂșmero limite de pessoas no local e uso de mĂĄscaras –, e que nĂŁo merecem estarem sendo prejudicados por erros que acontecem em festas clandestinas, como citado de exemplo. Alguns empresĂĄrios tambĂ©m informam que correm o risco de fecharem as portas por falta de condiçÔes financeiras para manter o negĂłcio.

Para apresentar as pautas levantadas pelos comerciantes na reuniĂŁo que ocorreu durante a manhĂŁ, acontecerĂĄ na tarde desta terça (2), um encontro com representantes da Prefeitura Municipal, CĂąmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial, Industrial e AgropecuĂĄria (ACIASMS), Conselho de Desenvolvimento de SĂŁo Mateus do Sul (Codesamas), deputados e membros da Amsulpar, via meet, para serem levantadas as demandas e sugestĂ”es do grupo, que possam chegar atĂ© o Governador Carlos Massa Ratinho JĂșnior.

Na reuniĂŁo que aconteceu no Centro da Juventude, a SecretĂĄria de SaĂșde Marly Perreli afirmou a falta de leitos de enfermaria no Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes (HMDPF) – que no momento possui 4 leitos ocupados- e tambĂ©m de leitos de UTI.

Dentre as medidas encontradas nesse inĂ­cio pela Prefeitura Municipal, estĂĄ o aumento dos leitos especĂ­ficos para covid-19 no HMDPF, e prorrogação do pagamento do IPTU e alvarĂĄ. “O IPTU com a prorrogação de 10% de desconto ficarĂĄ para o dia 5 de junho, e parcelamento (em atĂ© 6x), com a primeira parcela para o dia 5 de julho. Com relação ao alvarĂĄ, o prazo serĂĄ prorrogado para 11 de outubro garantindo o desconto de 40% Ă  vista”, explica Fernanda.

A Prefeita tambĂ©m informa que estĂĄ reservado no orçamento municipal R$ 2 milhĂ”es para compra de vacina. “Veio um documento Ă  nĂ­vel nacional que pode ser celebrada a compra da vacina atravĂ©s dos municĂ­pios. A Amsulpar por meio do presidente jĂĄ iniciou a negociação da possibilidade da compra regional das doses”, explica. Segundo Fernanda, o recurso para essa aquisição veio aos municĂ­pios pela perda de arrecadação.

ClĂĄudia Burdzinski
ClĂĄudia Burdzinski
Jornalista e RepĂłrter RDX FM - Portal RDX

Redes sociais

47,000FĂŁsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas