21.9 C
São Mateus do Sul
segunda-feira, abril 29, 2024
InícioCidadesTrês BarrasTrês Barras decreta situação de emergência devido a danos causados pelas chuvas

Três Barras decreta situação de emergência devido a danos causados pelas chuvas

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Previsão é de 150 milímetros de chuva nos próximos dias. Foto: Divulgação.

A prefeita Ana Claudia da Silveira Quege assinou na manhã desta quinta-feira, 5, decreto que declara situação de emergência no município de Três Barras.

“As chuvas que atingiram o município no dia 04 de outubro, com precipitação de 132 milímetros em 24 horas, resultaram em significativos danos materiais e prejuízos econômicos e sociais”, justifica o documento, que também cita a previsão aproximada de 150 milímetros de chuvas para os próximos dias.

Ainda na manhã desta quinta-feira, a prefeita se reuniu com a Defesa Civil e secretários municipais para tratar de ações preventivas a serem tomadas devido à previsão de severos eventos climáticos para o final de semana em todo o estado.

De acordo com o secretário da Defesa Civil, Marcos Moskewen, seis famílias foram retiradas ontem, de suas casas, em razão dos alagamentos. Todas são moradoras da Rua Voluntários da Pátria, no bairro João Paulo II.

Três famílias – totalizando 14 pessoas – estão alojadas no ginásio de esportes Ione Cyríaco de Souza na sede do município. Outras três famílias estão abrigadas em casas de parentes. 51 colchões de solteiro e 51 cobertas, que a Defesa Civil tinha em estoque, já foram levadas para o ginásio de esporte caso o local volte a receber novos desalojados.

A enxurrada ocasionou alagamentos em alguns trechos de estradas interioranas e em diversos pontos do perímetro urbano, em especial no Jardim Rio Negro, nos bairros Zilda Pacheco/Argentina e João Paulo II e do distrito de São Cristóvão.

Três equipes trabalharam na desobstrução de valas, bueiros e bocas de lobo visando facilitar o escoamento das águas: uma no interior, outra na sede do município e uma terceira no distrito de São Cristóvão.

“Vale ressaltar que essa força-tarefa contou e continua contando com o apoio de todas as secretarias municipais, em especial, de Obras, Urbanismo e Limpeza, e também da Intendência Distrital, que disponibilizaram pessoal, equipamentos e maquinário no atendimento aos afetados”, informa Moskewen.

A fim de amenizar os efeitos das chuvas, os trabalhos de desobstrução e limpeza continuam nesta quinta-feira, principalmente nas áreas baixas do município. As famílias que tiveram casas invadidas pelas águas irão receber kits de limpeza.

“Registramos 12 destelhamento de casas no último dia. Num primeiro momento providenciamos lonas aos atingidos e, na sequência, também iremos fornecer telhas de fibrocimento, conhecidas por Eternit”, garante o secretário.

A orientação da Defesa Civil é para que a população fique atenta à movimentação das águas, principalmente aquelas famílias que moram em áreas de risco.

Situações de emergência devem ser comunicadas à Defesa Civil, através do telefone (47) 3623-0930 ou do WhatsApp (47) 9 9156-7079; ou então o Corpo de Bombeiros por meio do 193, ou a Polícia Militar pelo 190.

“Permanecemos em alerta monitorando o nível dos rios, possíveis pontos de inundações e prontos para atender a qualquer chamado da nossa população”, disse Moskewen.

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas