Na manhã desta quarta-feira (5), prefeitos que compõem a Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar) participaram de uma reunião online para debater o decreto de situação de emergência devido à estiagem.
O Governador do Paraná, Ratinho Junior, decretou situação de emergência pelo prazo de 180 dias em razão da intensa estiagem que atinge o território paranaense desde a metade do ano de 2019 e que se intensificou no último trimestre de 2021. Com este desastre, o Governo considerou danos humanos, ambientais e consequentes prejuízos econômicos públicos e privados de grande vulto, impactando diretamente a população, especialmente nas áreas rurais.
A reunião dos prefeitos da Amsulpar, no comando do Presidente da Associação, Joel Martins Ferreira (prefeito de General Carneiro), foi justamente para debater as medidas do decreto e os passos que serão dados pelas prefeituras da região para enfrentar essa crise hídrica.
Durante a reunião que também contou com a participação de Secretários Municipais de Agricultura, as prefeituras demonstraram bastante preocupação com a atual situação, especialmente, ao buscar caminhos para prestar auxílios aos agricultores.
Como medida, todos os prefeitos participantes da reunião concordaram sobre a elaboração de um documento que será enviado para os representantes na esfera Federal e Estadual, buscando apoio neste momento de emergência. Os prefeitos também comentaram sobre os projetos de poços artesianos, os quais seriam muito importantes neste período de estiagem e que passam a ser ainda mais prioridade para os municípios.
Uma reunião importante para que possamos alinhar os caminhos que devemos seguir. A estiagem vem prejudicando todos os municípios da região e precisamos buscar uma forma de amenizar os riscos e estamos trabalhando em conjunto para que nossas cidades possam passar por mais esse obstáculo”
destacou o presidente da Amsulpar, Joel Martins Ferreira.
Com informações VVale