Um casal de turistas que passeava pela orla em Pontal do Paraná, no Litoral do estado, reagiu a uma tentativa de assalto, na manhã de domingo(5). Eles foram abordados por um homem de motocicleta na Avenida Deputado Anibal Khury, no Balneário Carmery. O casal rendeu o suspeito de 46 anos de tentativa de roubo.
“No meio da confusão, as vítimas conseguiram empurrar o homem que, após cair com a motocicleta, foi imobilizado por pessoas que estavam caminhando pelo calçadão. Após o acionamento, uma viatura da Polícia Militar foi até o endereço e encaminhou as partes envolvidas para Delegacia de Polícia Civil de Ipanema”, explicou o soldado Wellington, da Polícia Militar de Matinhos.
Apesar da tentativa de roubo tenha acabado sem feridos, a polícia reforça a importância de não reagir uma tentativa de assalto.
Como se portar durante um tentativa de assalto, de acordo com a polícia:
1) No momento do roubo, sob a mira de uma arma, não tente fugir. Nesses casos normalmente o suspeito atira na direção da vítima que tenta se invadir da ação criminosa.
2) Jamais reaja a uma situação de roubo.
3) Não realize movimentos bruscos, pois o criminoso, está tão tenso quanto você e pode acabar atirando ou agindo com violência.
4) Iniciada a ação, permaneça imóvel e mostre sempre as suas mãos. Siga a determinação do bandido sem questionamentos, sua vida vale mais que o seu celular.
5) Antes de realizar qualquer movimento (principalmente com as mãos) avise verbalmente o criminoso, para que ele não leve um susto e acabe acionando o gatilho da arma.
6) Não olhe nos olhos do suspeito, não tente intimidá-lo, pois isso pode deixar a situação mais tensa.
9) Mesmo que você tenha certeza de que o bandido possui uma arma de brinquedo, não tente dominá-lo, criminosos sempre estão acompanhados e você pode ser surpreendido pelas costas.
10) Não tente negociar bens com o marginal, pense na sua integridade física, entregue todos os pertencentes que ele exigir.
11) Posteriormente, quando estiver em segurança, procure por socorro e chame a Polícia Militar através do 190 emergência.