14.5 C
São Mateus do Sul
domingo, maio 19, 2024
InícioCidadesSão Mateus do SulEm visita à RDX FM, historiador Gerson César Souza conta o drama...

Em visita à RDX FM, historiador Gerson César Souza conta o drama por conta das enchentes no RS

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Gerson atualmente reside em São Leopoldo (RS), mas morou por muitos anos em São Mateus do Sul. Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

O historiador Gerson César Souza conversou com a reportagem da RDX FM neste final de semana e falou do drama que tem vivido por conta das enchentes que o estado do Rio Grande do Sul tem enfrentado há pelo menos 10 dias.

Por muitos anos, Gerson morou em São Mateus do Sul, mas atualmente reside na cidade de São Leopoldo, na Grande Porto Alegre, uma das cidades que também foram afetadas pela enchente. A cheia do Rio dos Sinos passou de 9 metros, e de acordo com a prefeitura, afetou mais de 180 mil pessoas que tiveram que sair de suas casas.

Enchente alaga São Leopoldo, no Rio Grande do Sul — Foto: Prefeitura de São Leopoldo/Divulgação.

Em sua fala na RDX, Gerson lembrou do trabalho de pesquisa feito sobre a enchente de 1983 em São Mateus do Sul, e que agora a família tem enfrentado a mesma situação.

“A gente fez aquele trabalho sobre a enchente histórica em São Mateus do Sul, e a história se repete no Rio Grande do Sul. Aonde moro, famílias estão tendo que sair de suas casas, ir para a casa de vizinhos ou para bairros mais altos. Estamos vivendo algo que nunca passamos, uma enchente histórica e bastante sofrida”, lamentou.

Além de historiador, Gerson também é escritor e ajudou a escrever o livro Vidas Polonesas, na cidade de Irati, que foi lançado na última sexta-feira (3). Havia uma programação de retornar no final de semana para casa, porém devido ao fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, a viagem teve que ser adiada. Com isso, ele deve ir até o Rio de Janeiro, e quando as condições estiverem favoráveis, deve voltar para a cidade de São Leopoldo.

Sobe para 90 o número de mortos após enchentes que atingem o RS

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou para 90 o número de mortos em razão dos temporais que atingem o estado. O boletim divulgado nesta terça-feira (7) ainda aponta que há outros 4 óbitos sendo investigados. O estado registra 132 desaparecidos e 361 feridos. As informações são do Portal g1.

Há 203,8 mil pessoas fora de casa. Desse total, são 48,1 mil em abrigos e 155,7 mil desalojados (pessoas que estão nas casas de familiares ou amigos).

O RS tem 388 dos seus 497 municípios com algum relato de problema relacionado ao temporal, com 1,3 milhão pessoas afetadas

Edinei Cruz
Edinei Cruz
Repórter e Locutor da RDX FMInstagram: @edineicruzsms

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas