
Por Edinei Cruz e Cláudia Burdzinski
Na manhã desta sexta-feira (8), representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da empresa Serquip Tratamento de Resíduos, da cidade de Curitiba, contratada pela Space-X, estiveram na propriedade de João Ricardo Pacheco Portes e Joseane Maria Franco Portes, na localidade de Água Suja, em São Mateus do Sul. (Assista o vídeo produzido pela equipe de reportagem do Portal RDX).
O objetivo da visita foi a coleta do detrito espacial, encontrado no dia 16 de março em meio a uma plantação de erva-mate dos moradores. A peça foi retirada por meio de uma corda e colocada em um caminhão. A empresa disse que por motivo de sigilo, não poderia informar a destinação da peça, mas garantiu o acondicionamento e armazenamento, assegurando a saúde do Meio Ambiente.
Na semana anterior em que o objeto foi encontrado, moradores de São Mateus do Sul teriam visto uma “bola de fogo” no céu, acreditando se tratar de lixo espacial, o que foi confirmado pela AEB conforme divulgado pelo Portal RDX no mês de junho.






