19.7 C
São Mateus do Sul
segunda-feira, julho 22, 2024
InícioBombeirosBombeiros realizam simulado de incêndio no centro de Porto União

Bombeiros realizam simulado de incêndio no centro de Porto União

Data:

Compartilhe essa notícia:

Imagem: Corpo de Bombeiro de União da Vitória

Na noite desta segunda-feira (08) as guarnições do Corpo de bombeiros de Porto União, sob o comando do SubTenente Alfonso Eckel, realizaram um simulado de incêndio em edificação. O objetivo do simulado era “salvar vidas” em um prédio supostamente incendiado no centro do município.

Publicidade

As equipes que, ao receber o chamado de incêndio, se direcionaram ao prédio e orientaram os moradores dos outros andares para irem a um ponto seguro de encontro. Neste ponto o subtenente orientou os moradores até a saída da edificação.

Imagem: Corpo de Bombeiro de União da Vitória

Foi repassado aos presentes, informações sobre prevenção de incêndio dentro de edificações e dicas para manter a calma até a chegada do socorro.

O objetivo do simulado foi verificar à operacionalidade, bem como aferir o tempo resposta das equipes de socorro.

Confira no vídeo abaixo:

Importância de realizar simulados de emergência

Situações de emergência, como incêndios ou a iminência de um acidente de trabalho, são momentos nos quais as pessoas precisam reagir rapidamente e todos estão sujeitos a passar por isso. Ou seja, o risco sempre existe, mesmo que seja baixo.

Agir rápido e de forma adequada pode ser o diferencial que vai garantir que todos sairão bem da situação. É aí que os simulados de emergência entram como grandes aliados. Afinal, eles são treinamentos práticos que simulam situações de risco que podem ocorrer na empresa, capacitando os colaboradores para lidar com elas.

Imagem: Corpo de Bombeiro de União da Vitória

1. Permite a validação do plano de emergência

Quando você realiza uma análise de riscos na sua empresa, descobre quais são as principais situações de emergência às quais está sujeito. A partir disso, é possível criar planos para lidar com cada uma delas, indicando qual a melhor forma de agir caso aconteça.

Mas, na prática, você sabe se o plano funciona perfeitamente? Os simulados de emergência podem ajudar nesse aspecto. Afinal, por ser uma reprodução da situação com a necessidade de colocar o plano em prática, é possível identificar lacunas e problemas e, a partir disso, melhorá-lo, aumentando a eficácia do plano e a segurança da sua equipe.

2. Reduz o tempo de resposta do time

O tempo de resposta em uma situação de emergência é um diferencial quando se fala em segurança das pessoas envolvidas. Afinal, quanto mais rápido os colaboradores agirem, maiores as chances de evitar vítimas e maiores prejuízos.

Com o simulado de emergência você é capaz de reduzir esse tempo. O time aprende o que deve fazer e, caso a situação se concretize, eles saberão quais são os próximos passos para garantir a segurança de todos, agindo rapidamente.

3. Padroniza as ações

Imagine uma situação de emergência ocorrendo e cada um dos colaboradores tentando lidar de uma determinada forma. Isso pode fazer com que, ao invés de unir esforços para controlar a situação, os colaboradores atrapalhem uns aos outros, agravando o problema.

Os simulados de emergência também podem ser grandes aliados nesse sentido. Dessa forma, as respostas à situação são padronizadas, garantindo que todos vão agir em conjunto e com as melhores ações possíveis para controlar a situação.

Reportagem: Portal da Cidade União da Vitória

Redes sociais

51,000FãsCurtir
18,800SeguidoresSeguir
1,160InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas