Ponta Grossa se prepara para sediar o 2º Festival de Balonismo, que acontecerá em 19, 20 e 21 de julho no Centro de Eventos. A Prefeitura Municipal (PMPG), através da Secretaria Municipal de Turismo (SeTur), organiza o evento que pretende atrair visitantes e proporcionar experiências para os participantes e espectadores.
“O Festival de Balonismo é uma experiência inesquecível para quem assiste e para quem participa. Estamos ansiosos para receber visitantes de todo o País e mostrar a beleza dos nossos céus. É um evento que fortalece o turismo local e promove nossa cidade de maneira muito positiva”, ressaltou a prefeita Elizabeth Silveira Schmidt (União).
O festival contará com a participação de 12 balonistas e uma variada programação, incluindo praça de alimentação, artesanato, brinquedos e estandes de outras secretarias, como a Secretaria de Meio Ambiente (SMMA) e a Secretaria de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP). A praça de alimentação funcionará em 19 de julho das 14h às 22h e em 20 e 21 de julho das 10h às 22h.
Paulo Stachowiak, secretário de Turismo, destacou o compromisso com a segurança e a competitividade do evento. “O 2º Campeonato Paranaense de Balonismo seguirá rigorosamente as regras estabelecidas pela Federação Aérea Internacional (FAI). Isso assegura que o evento seja conduzido com os mais altos padrões de segurança e competitividade, proporcionando um espetáculo incrível para todos os presentes”, explica.
COMPETIÇÃO – Entre as provas competitivas do Festival, destacam-se:
– Alvo Declarado pelo Piloto (Pilot Declared Goal): Os pilotos declaram um alvo antes do voo e tentam chegar o mais próximo possível deste ponto;
– Alvo Declarado pelo Juiz (Judge Declared Goal): O alvo é determinado pelos organizadores e os pilotos devem tentar atingi-lo;
– Valsa de Hesitação (Hesitation Waltz): Prova onde os pilotos escolhem entre vários alvos declarados e devem decidir qual o melhor a ser atingido durante o voo;
– Fly-In: Os pilotos decolam de um local a sua escolha e tentam atingir um alvo pré-determinado;
– Fly-On: Após atingir um primeiro alvo, os pilotos devem declarar e voar em direção a um segundo alvo;
– Caça à Raposa: Um balão “raposa” decola e os competidores tentam segui-lo e lançar uma marca o mais próximo possível do ponto de aterrissagem da raposa;
– Gordon Bennett Memorial: Prova em homenagem ao aviador Gordon Bennett;
– Alvo com Janela de Tempo: Os pilotos devem atingir um alvo dentro de uma janela específica de tempo;
– Mínima Distância com Duas Marcações.
MAIOR BALÃO DO MUNDO – O festival contará ainda com a presença do ‘maior balão do mundo’ em formato de cegonha, com aproximadamente 55 metros de comprimento. Idealizado pelo médico ginecologista Karam Abou Saab, o balão foi criado para promover uma campanha contra a gravidez precoce e será uma das principais atrações do evento.
A expectativa é de que mais de 30 mil pessoas compareçam ao Festival deste ano, superando o da edição anterior, que atraiu mais de 20 mil espectadores. Em 2023, o Festival trouxe balões em formatos especiais como um canguru e um pica-pau, além de promover o primeiro Campeonato Paranaense de Balonismo com o apoio da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB).
Reportagem: aRede