O Grupo JUC – Jovens Unidos em Cristo, divulgou nesta terça-feira (8), que o projeto do Teatro da Paixão de Cristo foi aprovado pela Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal.
Através disso, o trabalho desenvolvido pelo grupo poderá contar com o recurso de R$ 256.459,50 para serem aplicados nas peças dos anos de 2023 e 2024.
Em entrevista ao Portal RDX, Douglas Lara, presidente do JUC celebrou a conquista e ressaltou que o investimento dará um grande salto na produção da peça.
“Com muita alegria que comunicamos à toda nossa comunidade, que o tradicional Teatro da Paixão de Cristo do JUC teve autorização para receber esse recurso, um valor que é quatro vezes maior do que em edições anteriores. Gratidão à todos que nos ajudam e nos vemos em abril do ano que vem, agora, cheio de novidades”, conta.
Sobre o Teatro da Paixão de Cristo
O projeto do teatro da Paixão de Cristo é uma iniciativa do Grupo Pau & Corda, que retornou com as atividades em 2014 em uma parceria com membros do JUC. Através do diretor artístico Jairo Walter de Paula e o texto de Jonas Kukul, foi possível resgatar a história e apresentar uma nova versão. A peça já foi vista por milhares de pessoas nos anos de 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2021 e 2022. Centenas de pessoas participam na encenação, construção dos materiais e nos bastidores.
Por conta da pandemia, a edição de 2020 não foi apresentada. Já em 2021, a Paixão de Cristo aconteceu no sistema drive-in, onde o público acompanhou a peça por um telão através do link FM, ouvindo pelo rádio do carro.
Em 2022, o projeto retomou e trouxe um grande público ao Salão Paroquial da Matriz São Mateus, que foi marcada pela entrega do Projeto de Lei, que incluiu a encenação da Paixão de Cristo, como evento oficial no Calendário Municipal.