21.1 C
São Mateus do Sul
sexta-feira, abril 26, 2024
InícioPrincipais destaquesAPAE de São Mateus do Sul inicia tratamento de Equoterapia

APAE de São Mateus do Sul inicia tratamento de Equoterapia

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img

A APAE de São Mateus do Sul iniciou o projeto de Equoterapia, método de tratamento para pessoas com deficiência por meio do uso de cavalos. Utilizando o animal em diversas abordagens interdisciplinares, o tratamento trabalha em prol da reabilitação física e mental dos pacientes.

(Fotos: APAE/Divulgação)

O projeto faz parte do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), desenvolvido para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos.

Fazem parte desse projeto o total de 12 profissionais, sendo dois médicos, um fonoaudiólogo, um fisioterapeuta, um terapeuta ocupacional, um psicólogo, um enfermeiro, um assistente social, um condutor guia e três auxiliares administrativos.

Parte da equipe do projeto.

A Equoterapia está sendo feita na Cabanha Nossa Senhora Aparecida, localizada na BR-476, km 288, região do Emboque.

Utilizada como um importante recurso terapêutico, a Equoterapia pode proporcionar diversos benefícios posturais graças às ações do trote do cavalo no organismo do paciente.

Semelhante a outras formas de fisioterapia, a Equoterapia também busca a reabilitação do praticante por meio de exercícios físicos. Nesse caso, o cavalo aparece como um facilitador da atividade, mas a prática ainda exige esforço físico e um grande trabalho muscular. 

Podem participar do projeto pessoas com deficiência de São Mateus do Sul e cidades da região que possuem indicação para o tratamento de Equoterapia. A avaliação está sendo feita na APAE de São Mateus do Sul e o agendamento pode ser feito através do telefone (42) 3532-1646 ou agendada diretamente da secretaria do Centro da Saúde da APAE.

Cláudia Burdzinski
Cláudia Burdzinski
Jornalista e Repórter RDX FM - Portal RDX

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas