18.6 C
São Mateus do Sul
segunda-feira, abril 29, 2024
InícioPrincipais destaquesBispo Dom Walter Jorge se manifesta após imagens sacras serem quebradas na...

Bispo Dom Walter Jorge se manifesta após imagens sacras serem quebradas na Paróquia São Mateus

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Fato aconteceu no final da manhã desta segunda-feira (10). Foto: Diego Nakalski.

O Bispo Dom Walter Jorge, se manifestou após 28 imagens sacras pertencentes à Paróquia São Mateus, serem quebradas, no final da manhã desta segunda-feira (10).

Dom Walter destacou o ato como triste e desumano, atingindo a fé e o coração de milhares de pessoas, e afirmou confiar em Deus para que o autor possa responder de modo adequado, para que sirva de exemplo e não venha a acontecer mais.

Em outro trecho, o Bispo também cita o conflito que tem se espalhado pelo Brasil e pelo mundo, por conta do período eleitoral, que tem dividido as pessoas, sobretudo usando as redes sociais.

Leia a nota na íntegra.

O AMOR QUE SUSTENTA A FRATERNIDADE É A ÚNICA RESPOSTA ADEQUADA AO ÓDIO

Hoje, segunda-feira, 10 de outubro de 2022, nossa querida igreja de São Mateus, em São Mateus do Sul foi violada e várias imagens foram quebradas em seu interior. Ainda não temos pista de quem possa ter feito um ato tão triste e desumano, que atinge a fé e o coração de milhares de pessoas. Confiamos em Deus e esperamos que tal pessoa possa responder de modo adequado pelos atos que cometeu e para que outros atos semelhantes a este não venham a acontecer mais.


Apesar de nossa profunda tristeza pelo ocorrido, nossa fé cristã nos faz ver além, pois somos inspirados pelo Mestre Divino, Jesus Cristo, que venceu o mal em sua raiz ao não reagir com ódio nem mesmo diante da morte, que morreu perdoando e pedindo ao Pai o perdão por aqueles que o matavam. Ele sabia, como Deus que é, que o único caminho para vencer as forças diabólicas que nos incitam ao ódio é por meio de um amor que vai até às últimas consequências.


Estamos presenciando alastrar-se pelo mundo, e também no Brasil, especialmente neste período eleitoral, todo tipo de conflito por meio do ódio que vai dividindo as pessoas, sobretudo usando as redes sociais, levando-os àquela divisão que só faz crescer o mal, que separa as pessoas, que não permite o diálogo, ensinando a ver em quem pensa diferente de nós um inimigo a ser combatido a qualquer preço. Certamente podem ser muitas as causas que levaram a pessoa que profanou nosso templo em São Mateus a ter feito o que fez, até mesmo um ato de pura insanidade. Mas, no contexto atual, temos que nos alertar para o fato de possam existir motivações cujo objetivo é espalhar o medo e os conflitos no meio da sociedade.


Deste modo, como Bispo desta porção do povo de Deus, especialmente daqueles que moram em São Mateus, exorto a todos a que não se deixem mover por outros sentimentos que não aqueles a que são chamados os discípulos verdadeiros de Jesus Cristo. Que não permitam, em hipótese alguma, serem arrastados pelas fáceis interpretações que visam semear discórdia, divisão e medo entre nós. Apesar da profunda consternação que nos causa a quebra de nossas preciosas imagens religiosas, é preciso que todos saibam que não podem quebrar tão facilmente a unidade, a união entre nós.

Que saibam que não podem “quebrar” aquela fé recebida em nosso Batismo e fortalecida na Crisma, fé alimentada pela Eucaristia que chama os cristãos a viverem cada vez mais unidos com o Senhor e unidos entre nós, formando um só corpo, o Corpo de Cristo, que é a Igreja, cujas “portas do inferno não podem prevalecer contra ela” (Mt 16, 18). De fato, nada terá força para vencer nossa fé, desde que estejamos naquele amor que imita o amor de Jesus Cristo, o único caminho que nos fará ter as respostas certas para os acontecimentos agressivos dos nossos dias e o único que pode nos manter naquela paz que supera todo entendimento (cf. Fl 4,7).


Que Deus abençoe nosso povo de São Mateus neste momento doloroso, com quem esperamos estar juntos em breve para um ato religioso de preces e reparação pelo mal cometido e sofrido.

Walter Jorge Pinto
Bispo Diocesano

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas