A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), através da 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar, com sede em Porto União, aderiu à campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e, como evidência desta importante ação, foi fixado nesta terça-feira (14), no pátio da Companhia, uma flor amarela e laranja, símbolo oficial da campanha.
A data de 18 de maio foi instituída pela Lei Federal nº 9.970/2000 como o Dia Nacional da Luta Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em memória ao caso da menina Araceli Crespo de apenas oito anos, que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no dia 18 de maio de 1973.
Em Porto União, foram fixadas 23 flores em diferentes instituições, sendo uma delas na Polícia Militar, representando as 23 vítimas de violência contra crianças e adolescentes registrados nos últimos cinco anos no município, salientando a extrema importância na busca pelo direito de crianças e adolescentes, para que tenham uma vida segura e saudável.
Desta maneira, a data nacional serve para conscientizar sobre a gravidade do assunto e divulgar canais de denúncia para este crime.
Reportagem: União da Vitória – Portal Cidade