Por meio da Lei Paulo Gustavo, de incentivo à cultura, o fotógrafo e documentarista Luiz Fabiano Pinheiro está desenvolvendo um projeto nas escolas municipais e colégios estaduais de São Mateus do Sul. O profissional está levando gratuitamente aulas de fotografia e de documentário aos alunos, em que muitos, pela primeira vez na vida têm contato com equipamentos profissionais de fotografia. Luiz Fabiano leva consigo equipamentos avaliados em cerca de R$ 100 mil.
“Me sinto realizado nesse projeto… Na minha infância eu não tive acesso a absolutamente nada de tecnologia, até porque não existia muito na época, e dentro da minha casa a prioridade era comida. Com esse projeto, estou fazendo algo que sempre desejei que é desenvolver algo que atendesse as pessoas, inclusive as do interior”, afirmou o profissional.
Estão sendo atendidos alunos da Apae, classes especial da Escola Odemira Cunha (Vila Amaral), Escola Anastácia Kimita de Paula (Lageado), Escola João Baptista (Divisa), Escola Tertuliano (Emboque), Escola Santo Antônio (Pontilhão), CMEI Criança Feliz (Vila Amaral), Escola Nelson Nascimento (Vila Americana), Escola Olívio (Vila Palmeirinha), Escola Julia Skalski (Faxinal dos Ilhéus), Colégio Agrícola, Colégio Estadual do Campo do Lajeado (Lageado) e Colégio Estadual Duque de Caxias.
A ideia é apresentar durante as aulas técnicas de como se usa os equipamentos e em seguida, cada turma produzirá um documentário com o conhecimento adquirido que serão apresentados durante uma festival de cinema. Informações sobre o projeto no Instagram @ficsamas_festival_de_cinema
Sobre o profissional
No final de 2023, Luiz Fabiano foi vencedor do Festival internacional de Cinema Inka Fest, no Peru. Ele atua com fotografia esportiva e possui experiência em diversos eventos que tiverem seu trabalho como destaque. Confira os trabalhos no Instagram @luiz_fabiano_ibex