16.8 C
São Mateus do Sul
segunda-feira, abril 29, 2024
InícioReportagens especiaisSão-mateuense vivencia intercâmbio na Índia; "A experiência mais diferente foi acostumar a...

São-mateuense vivencia intercâmbio na Índia; “A experiência mais diferente foi acostumar a comer apenas com a mão direita”

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img

Aos 15 anos de idade, o jovem Guilherme de Lara Lepinski, natural de São Mateus do Sul, vivencia uma das experiências mais enriquecedoras de sua vida: a realização de um intercâmbio, morando por 1 ano em um país com a cultura completamente diferente, a Índia.

“As experiências mais diferentes são as pequenas coisas que fazemos na nossa rotina, então acredito que a experiência mais diferente foi acostumar a comer com a mão, e apenas com a mão direita“, informa durante entrevista para a RDX FM.

Fotos: Acervo Pessoal

Ele está no país do continente asiático desde junho do ano passado, e volta para São Mateus do Sul, em junho de 2024.

“A alegria de ver ele tendo essa experiência é tão grande quanto a saudade”, afirma o pai, Paulo Evandro Lepinski.

Guilherme já conheceu lugares como Himalaia, Dunas de Jalsaimer, templo dourado de Amritsar, dentre outros lugares que são um verdadeiro cartão postal.

“Atualmente eu estou na viagem do norte da Índia com outros 11 intercambistas de diversos países. Em novembro do ano passado, passei 21 dias viajando pelo sul da Índia… Fui a Kannyakumari que é o ponto mais ‘ao sul’ da Índia”, conta.

Fotos: Acervo Pessoal

Para o jovem são-mateuense, a maior dificuldade foi o idioma.

“A Índia tem mais de 400 idiomas e dialetos e no meu estado, Tamil Nadu eles falam Tamil. A parte da escrita é em sânscrito mas eu consigo me comunicar em inglês e falar algumas coisas básicas em Tamil”, completa.

Questionado sobre o futuro, o jovem afirma que a experiência no exterior abriu a sua mente para oportunidades. “Penso em talvez fazer uma pós ou uma especialização fora do país aliado ao fato da fluência em inglês”, finaliza.

Ele, o pai Paulo e a mãe Alessandra de Lara participam do Rotary Club Xisto do Iguaçu e anualmente os Rotary’s por todo o mundo realizam programas de intercâmbio.

Fotos: Acervo Pessoal
Cláudia Burdzinski
Cláudia Burdzinski
Jornalista e Repórter RDX FM - Portal RDX

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas