A equipe da ROTAM de São Mateus do Sul retomou normalmente nesta quarta-feira (20), os serviços em São Mateus do Sul. O grupo estava desde sábado (16), sem atuar no município após a notícia de que a equipe seria dissolvida do 27º Batalhão da Polícia Militar, ou seja, que as atividades seriam desligadas da companhia.
A notícia veio à tona na terça-feira (19), em que uma força tarefa iniciou para alterar o cenário das equipes da ROTAM da região, pois demais cidades também receberam a informação da dissolução, como foi o caso de União da Vitória e Irati. Os policiais seriam destinados para outras cidades sem efetivo policial para realização do trabalho pela Polícia Militar.
Com essas informações imprensa, sociedade civil organizada e políticos da região reivindicaram a continuidade do serviço de policiamento, destacando principalmente a importância do grupo para a segurança pública das cidades em que atuam.
Após conversas com representantes da segurança pública do Estado, foi decidido no fim da tarde de terça-feira (19), a continuidade do serviço a partir de quarta-feira (20). Para as cidades que estavam sem efetivo policial, segundo o deputado estadual Hussein Bakri, serão enviados policiais de outras regiões do Paraná para suprir a demanda.
A equipe de São Mateus do Sul iniciou novamente os trabalhos no município às 14h desta quarta (20). Na quinta-feira da semana passada a equipe havia alterado a plotagem da viatura para diferenciação das demais viaturas da companhia.