17.9 C
São Mateus do Sul
quinta-feira, abril 25, 2024
InícioBrasilVeneno de cobra brasileira tem molécula que bloqueia Sars-CoV-2

Veneno de cobra brasileira tem molécula que bloqueia Sars-CoV-2

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img

Uma molécula extraída do veneno da cobra brasileira Jararacuçu (Bothrops jararacussu) bloqueou em até 75% a capacidade do Sars-CoV-2 se multiplicar em células de macaco. O experimento foi realizado por uma equipe de cientistas do Instituto de Química (IQ) da Unesp, em Araraquara, no interior paulista. Os resultados foram publicados em 12 de agosto na revista científica Molecules.

Publicidade

A molécula em questão é um peptídeo, isto é, aminoácidos que contituem um fragmento de proteína. Os cientistas resolveram investigar sua ação em partículas virais quando perceberam que o composto tinha atividade antibacteriana.

Após realizarem algumas modificações na estrutura da molécula, sua eficiência contra o Sars-CoV-2 foi testada no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP). Primeiro, células de macaco cultivadas em laboratório receberam o peptídeo e, uma hora depois, o vírus isolado foi adicionado à cultura.

Dois dias se passaram e os pesquisadores realizaram cálculos que os permitiram perceber que a reprodução do coronavírus havia parado. Não por acaso, em testes, a molécula se mostrou eficiente contra a enzima PLPro, uma das responsáveis por realizar o processo de multiplicação do vírus causador da Covid-19.

E mais: como essa enzima está em todas as variantes do Sars-CoV-2, é provável que a molécula do veneno de cobra seja eficaz contra as diversas cepas. Com essa vantagem, a expectativa dos pesquisadores é utilizar o peptídeo para criar um medicamento contra o coronavírus, mas que não gere reações adversas.

Os cientistas acreditam estar no caminho certo para um fármaco seguro. “Nós encontramos um peptídeo que não é tóxico para as células, mas que inibe a replicação do vírus”, destaca Eduardo Maffud Cilli, um dos autores do estudo, em comunicado. “Com isso, se o composto virar um remédio no futuro, o organismo ganharia tempo para agir e criar os anticorpos necessários, já que o vírus estaria com sua velocidade de infecção comprometida e não avançaria no organismo”.

| POR REVISTA GALILEU |

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas