19.4 C
São Mateus do Sul
sábado, abril 27, 2024
InícioParanáGoverno vai estudar fusão da Uniuv com a Unespar em União da...

Governo vai estudar fusão da Uniuv com a Unespar em União da Vitória

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
A liberação aconteceu nesta quarta-feira (27) em uma reunião do governador com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, e o líder do Governo na Assembleia, deputado estadual Hussein Bakri. Foto: Divulgação.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) a elaborar um estudo de uma possível incorporação por parte da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) dos cursos ofertados pelo Centro Universitário Municipal de União da Vitória (Uniuv). A liberação aconteceu nesta quarta-feira (27) em uma reunião do governador com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, e o líder do Governo na Assembleia, deputado estadual Hussein Bakri.

“Autorizei o início dos estudos para que a Unespar possa incorporar essa universidade de União da Vitória, que já existe há muito tempo e que, agora, dependendo dos estudos e da decisão do conselho da própria Unespar, pode ser incorporada para atender não só União da Vitória, mas os jovens de toda aquela região”, ressaltou o governador.

A liberação aconteceu nesta quarta-feira (27) em uma reunião do governador com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, e o líder do Governo na Assembleia, deputado estadual Hussein Bakri. Foto: Jonathan Campos/SECOM.

Ratinho Junior lembrou que o Paraná é o estado que mais investe proporcionalmente no ensino superior. No começo de março, o Estado anunciou orçamento recorde de R$ 708,9 milhões para o financiamento de projetos e programas estratégicos na área de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. “Pela importância que a Unespar tem para o Estado, sabendo da importância que ela vai trazer para aquela região de União da Vitória, poderemos ter grandes avanços nessa parceria”, disse o governador.

O deputado Hussein Bakri comemorou a autorização. “Com esse estudo, vai ficar nas mãos da Unespar essa oportunidade de realizar esse grande sonho para a comunidade de União da Vitória de oferecer cursos superiores gratuitos e de qualidade”, avaliou.

INCORPORAÇÃO – A Uniuv é municipal, mas por ter sido constituída antes da Constituição de 1988 ela cobra mensalidade. Se for incorporada à Unespar, os cursos passarão a ser gratuitos dentro da rede de ensino superior do Estado. Mas para isso o conselho da própria Unespar precisa aprovar a incorporação.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, explica que o estudo autorizado pelo governador deve ser concluído até o fim de abril, uma vez que já há orçamento para a incorporação. É esse estudo que será apresentado para aprovação do conselho da Unespar. “O que temos como expectativa é de que o conselho da Unespar possa até o fim desse primeiro semestre tomar as providências necessárias para que em 2025 a oferta dos cursos já seja feita pela própria Unespar”, detalhou o secretário.

A Uniuv tem 14 cursos superiores. Caso a incorporação realmente ocorra, Bona explica que haverá um período de transição, no qual serão mantidos por um tempo os professores e funcionários do centro universitário até que o Estado reponha o quadro com servidores concursados. Além disso caso o conselho opte não incorporar todos os cursos da Uniuv, a Unespar vai manter os alunos já matriculados dos cursos que serão extintos até que se formem.

Com informações AEN

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas