19.7 C
São Mateus do Sul
segunda-feira, julho 22, 2024
InícioBrasilAlinhamento de planetas será visto neste fim de semana no Brasil

Alinhamento de planetas será visto neste fim de semana no Brasil

Data:

Compartilhe essa notícia:

Visível no Brasil, o alinhamento dos planetas ocorrerá no fim de semana. Foto: Starwalkm

Um espetáculo aos olhos vai acontecer no fim de semana. É o alinhamento dos planetas que poderá ser visto no Brasil a olho nu. O fenômeno deve ser observado durante a madrugada de sábado (29) e não é preciso usar binóculos nem equipamentos especiais. Quatro planetas poderão ser vistos de uma só vez.

Assim, os admiradores dos mistérios do universo poderão olhar para o céu e ver Saturno, a Lua, Marte e Júpiter formando uma linha reta. É a chamada “conjunção” visível tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul.

O próximo alinhamento planetário ocorrerá em 28 de agosto. Neste dia, seis planetas  – Mercúrio, Marte, Júpiter, Urano, Netuno e Saturno – estarão alinhados no céu.

Alinhamento planetário

Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório Didático de Astronomia da Unesp, disse que o melhor momento para admirar o espetáculo do alinhamento dos planetas será pouco antes do nascer do Sol.

“A observação da conjunção de todos eles juntos deve ser [feita] a olho nu porque os astros estarão espalhados no céu em um campo de visão bem amplo”, afirmou o especialista à CNN.

Em seguida, Langhi acrescentou que: “Se tiver um binóculo ou telescópio, basta apontar para cada astro separadamente para visualizar com ampliação”.

Não é uma coincidência que estes mundos – Mercúrio, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno estejam todos ao longo de uma linha no céu da Terra.

O Sistema Solar surgiu de uma vasta nuvem de gás e poeira em torno do nosso sol recém-formado. Bilhões de anos depois, os principais planetas e muitas de suas luas estão  no chamado Terra-Sol.

É neste plano em torno do nosso Sol que todos os principais planetas e a maioria das luas têm as suas órbitas.

Geralmente os planetas estão espalhados, alguns no céu da manhã e outros no céu da noite. Mas durante alguns dias do ano, alguns deles costumam aparecer na mesma área do céu, sob o nosso ponto de vista daqui da Terra.

Próximo alinhamento

Em 28 de agosto, será possível admirar um outro alinhamento de planetas. Mercúrio, Marte, Júpiter, Urano, Netuno e Saturno estarão alinhados no céu.

Mercúrio estará mais próximo do horizonte e será mais difícil de ser observado. Para ver Netuno e Urano, vai ser necessário usar um telescópio.

Um espetáculo no céu no próximo sábado: o alinhamento dos planetas será visível no Brasil. Foto: Starwalk

Reportagem: Informações do Starwalk e Terra

Redes sociais

51,000FãsCurtir
18,800SeguidoresSeguir
1,160InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas