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Veja como verificar se sua conta de telefone, celular ou TV a cabo teve desconto de ICMS

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Tributação foi reduzida no Paraná em julho, mas alguns clientes de empresas de telefonia ainda não viram diferença nas faturas – mesmo as que já indicam redução do ICMS. g1 ensina a conferir imposto cobrado. Foto: Pixabay

Alguns clientes de empresas de telecomunicações no Paraná ainda não viram queda no valor das faturas, apesar da redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

No estado, a redução foi homologada em 1º de julho, referendada por lei que limitou a cobrança de ICMS sobre telecomunicações, combustíveis, energia elétrica e transporte coletivo à alíquota aplicada às mercadorias em geral.

Em faturas de cinco operadoras analisadas pelo g1, de julho para agosto, houve redução do ICMS de 29% para 18%, conforme determina a nova lei. Mesmo assim, os valores totais das faturas não baixaram – em um dos casos, a conta aumentou.

Passo a passo

Confira abaixo onde localizar na sua fatura se houve diminuição do imposto. O passo a passo serve para clientes com contas na Tim, Claro, Oi, Vivo e Ligga.

Guia:

  1. Data da fatura
  2. Alíquota do ICMS
  3. Valor cobrado da conta

Tim

Comparativo de faturas da Tim de julho, antes da redução do ICMS, e setembro, após a redução — Foto: Artes g1

Nas contas da Tim, o valor do ICMS é detalhado no tópico “mais detalhes da sua conta”.

Claro

Comparativo de faturas da Claro de julho, antes da redução do ICMS, e agosto, após a redução. Artes g1 — Foto: Artes g1

Nas contas da Claro, o valor do ICMS é detalhado no tópico “descriminação de serviço”.

Oi

Comparativo de faturas da Oi de julho, antes da redução do ICMS, e agosto, após a redução. Artes g1 — Foto: Artes g1

Nas contas da Oi, o valor do ICMS é detalhado no tópico “resumo dos tributos incidentes”, na segunda página da fatura.

Vivo

Comparativo de faturas da Vivo de julho, antes da redução do ICMS, e agosto, após a redução. Conta inclusive aumentou de preço de um mês para o outro — Foto: Artes g1

Nas contas da Vivo, o valor do ICMS é descrito na parte de baixo da conta, antes da apresentação do código de barras.

Ligga

Comparativo de faturas da Ligga de julho, antes da redução do ICMS, e setembro, após a redução — Foto: Artes g1

Nas contas da Ligga, o valor do ICMS é descrito na segunda página da fatura, abaixo do valor total da conta.

O que diz o Procon

A diretora do Procon no Paraná, Claudia Silvano, disse que as operadoras que indicarem redução do ICMS e não diminuírem o valor da fatura precisarão devolver o valor aos clientes.

“Essa questão da devolução é inegociável. Houve a diminuição do percentual do ICMS, portanto, essa diminuição tem que ser repassada para o consumidor. Se houve a cobrança em um valor maior, ou percentual maior, esse consumidor tem que ter o ressarcimento nas próximas faturas”.

O que dizem especialistas

A cientista contábil Paolla Hauser explicou que as empresas que reduziram o ICMS e não repassaram o desconto estão tendo lucro maior sobre as operações comercializadas.

O advogado Ricardo Seyboth, especialista em direito tributário, explicou que no mercado de telecomunicações os preço praticados são livres. Mesmo assim, é esperado que as empresas sigam o que determina a legislação, aplicando a redução para os usuários.

“É preciso que cada um veja no contrato que celebrou se o custo da tributação está segregado, e se isso permitiria ou não uma redução do valor [da conta]”.

O que dizem as operadoras

Tim disse que a redução da carga tributária dos serviços de telecomunicações é uma medida de grande relevância para os consumidores e para o setor, mas que “sua execução impõe adaptações sistêmicas e operacionais em que a TIM vem trabalhando desde que a redução de ICMS foi adotada por parte dos estados”.

Disse também que os efeitos da adaptação serão aplicados em fases.

Ainda segundo a Tim, “a redução na fatura dos clientes de planos pós-pagos está sendo aplicada por ciclos de faturamento e será finalizada até o mês de novembro. Os clientes de planos pré-pagos já se beneficiam nas recargas feitas desde agosto com o incremento de franquia”.

A operadora destacou que aplicará compensações aos clientes para os quais não foi possível aplicar nas faturas a redução de forma imediata.

Claro disse que assumiu compromisso de repassar integralmente aos clientes o benefício da redução do ICMS, mas que a “complexidade das adaptações sistêmicas necessárias e os diferentes tempos de adesão dos estados exigiram um grande esforço e um período de transição, que está próximo da conclusão”.

Ainda segundo a Claro, clientes começaram a ter a redução do imposto repassada e, entre setembro e novembro, receberão desconto retroativo referente ao período de ajustes nos sistemas.

Oi disse que está repassando integralmente a redução do ICMS, mas que este repasse se dá no mesmo período da aplicação do reajuste dos planos que é feita anualmente, “de acordo com índices econômicos atrelados aos serviços, conforme consta nos contratos entre a operadora e seus clientes”.

Vivo disse que a redução da carga tributária do ICMS será repassada ao consumidor, e detalhou que “o desenvolvimento técnico de múltiplos sistemas e com processamento plano a plano, teve início em julho, assim que os primeiros estados realizaram a divulgação das novas alíquotas”.

Ainda segundo a Vivo, até setembro, 80% dos clientes deverão ser impactados com a redução dos valores em sistema, mantendo-se o processamento do ajuste na fatura até o limite do mês de novembro.

A operadora também informou que serão feitas compensações dos valores referentes a redução dos preços que não puderam ser feitos de forma imediata.

Ligga disse que reduziu a alíquota do ICMS, mas ainda não deu detalhes sobre como está trabalhando para fazer a redução da tributação refletir em descontos nas faturas.

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