Na manhã desta quarta-feira (4), o engenheiro Clewerson Masnik, da Engemass, responsável pelo trabalho de manutenção da BR-476, falou ao vivo no Bom Dia São Mateus. (Ouça a entrevista no final do texto).
Em entrevista à RDX FM, Masnik explicou que há aproximadamente dois anos, a empresa realiza periodicamente o trabalho de tapa buracos, roçada, limpeza de laterais, troca e cuidados com a sinalização de placas e os principais serviços no trecho entre São Mateus do Sul e União da Vitória.
Um dos grandes problemas apontados pelo engenheiro em relação aos cuidados com a BR-476, está de o fato da rodovia ter sido construída na década de 60, e após isso, nunca mais ter sido feito uma reforma de grandes proporções. Naquela época, caminhões e carretas eram menores e havia um tráfego menos intenso de veículos.
Masnik também compara o pavimento asfáltico que foi desenvolvido nessa rodovia. “Na área urbana, temos cerca de 45 centímetros de asfalto, enquanto que na BR-476 tem somente 10 centímetros. A média de veículos que passam por esse trecho é de 10 mil carros por dia, e mesmo que se faça uma melhoria rotineira, a base está comprometida. Além disso, tivemos um período de 5 a 6 meses de estiagem, e logo após no início de janeiro, vários dias com chuva, o que provocou uma abertura desse pavimento. Eu diria que, para resolver esse problema, é só reconstruindo ela toda.”, explica.
Ponto crítico
A empresa informou ainda que está com três equipes realizando o trabalho de tapa buracos na região do trevo de Paulo Frontin. “Temos cerca de 10 km entre Paulo Frontin e Paula Freitas que consideramos ser um ponto crítico, já que nessa faixa da rodovia está bem deteriorada”, diz o engenheiro.
Inclusão da BR-476 na lista de rodovias pedagiadas
Outro assunto levantado durante a entrevista, foi sobre a inclusão na lista de rodovias pedagiadas. Clewerson adiantou que o Governo do Estado colocou a BR-476 como prioridade, porém ainda não deverá ser na primeira rodada, que acontecerá em novembro deste ano. “A informação que temos é que ela deve ser colocada na segunda etapa. Tivemos uma reunião que participaram os deputados estaduais Hussein Bakri e Emerson Bacil, juntamente com o Superintendente do DNIT, que sinalizou um projeto de restauração, e possivelmente, um início de restauração ainda este ano. Com isso, a obra será maior, com licitação, e já resolverá de vez esse problema que existe na rodovia”, conclui.
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