17.4 C
São Mateus do Sul
domingo, novembro 24, 2024
InícioCidadesProjeto da UEPG coordena distribuição de orgânicos para São Mateus do Sul...

Projeto da UEPG coordena distribuição de orgânicos para São Mateus do Sul e municípios da região

Data:

Compartilhe essa notícia:

Iniciativa surgiu durante a pandemia para apoiar pequenos agricultores. Foto: William Clarindo/UEPG.

O Laboratório de Mecanização Agrícola da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Lama/UEPG) criou, durante a pandemia, a Rede Anunciação de Agroecologia, um projeto de compra coletiva que fornece a diversas comunidades do Estado a oportunidade de comprar produtos orgânicos de pequenos produtores.

A Rede Anunciação de Agroecologia recebe produtos de várias cidades como Ponta Grossa, Castro, São Mateus do Sul, Palmeira, Curitiba, Morretes e Antonina, Lapa e Ortigueira.

A engenheira agrônoma Aline Gomes participa do projeto como bolsista desde o começo e destaca a importância da rede para diversas famílias. “Muitos produtores rurais não tinham alternativa de renda durante a pandemia e tiveram dificuldades para vender os seus produtos. Criamos a Rede para auxiliar estes produtores a passar pela pandemia em melhores condições de renda”, explica.

Com a flexibilização da pandemia, está sendo desenvolvida uma rede de contato e uma associação com os consumidores e os produtores, para que o consumo consciente continue além do projeto, explica Waldir Zarrochinski Júnior, mestrando e bolsista do Programa Paraná mais Orgânico.

De junho de 2020 até agora, a Rede de Agroecologia contabilizou média de 65 encomendas mensais no site do projeto. No trabalho de recolhimento e separação dos produtos, atuam cinco bolsistas técnicos formados em Agronomia e que realizam pesquisas pelo Lama. Todos os profissionais também auxiliam os produtores com a certificação e embalagem dos alimentos.

A compra é realizada uma vez por mês. Os pedidos são feitos no site da rede de acordo com a preferência dos consumidores. Os pagamentos devem ser realizados via transferência bancária ou PIX. Além da entrega a domicílio, a rede dispõe de três locais de entrega dos pedidos: Sintespo, Caritas e Associação Avante Fantasma (AAFA). Para mais informações, o contato da Rede é (41) 99909-4479 (WhatsApp).

Com informações AEN

Redes sociais

53,000FãsCurtir
20,500SeguidoresSeguir
1,340InscritosInscrever

Últimas notícias

Mais lidas