Que história mais linda! Um menino britânico de 10 anos conheceu o brasileiro que salvou sua vida ao fazer uma doação de medula. Finley Hill é de Worcestershire, Inglaterra e precisava fazer um transplante de células-tronco após ser diagnosticado com uma doença autoimune rara.
E ele está vivo graças a um doador de medula, o brasileiro José, de 43 anos. A cirurgia foi realizada em 2019, mas o garotinho até agora não tinha realizado o sonho de conhecer a pessoa que o salvou.
E o encontro entre eles foi uma surpresa emocionante preparada pelo programa de TV This Morning. O menino correu para os braços de seu doador, eles se abraçaram e começaram a chorar. Os pais do menino também caíram no choro.
José contou no programa que se tornou doador há 12 anos por meio de incentivo da filha Maria Clara. Ele tem mais um filho, o Pedro Lucas.
“Eu também tenho filhos, e se um deles precisasse desse gesto, eu adoraria que alguém fizesse isso por eles”, declarou José. Fin, que continuava chorando, disse que conhecer José pessoalmente o deixou “muito feliz”.
O doador brasileiro
O garotinho tinha a chamada Linfohistiocitose hemofagocítica (HLH), doença que faz com que o sistema imunológico reaja de forma exagerada e inflame os tecidos dos órgãos, como fígado, baço e até o cérebro.
A família então iniciou uma batalha contra o tempo para encontrar um doador de medula óssea compatível. Foi quando em 2019 receberam a notícia de um doador do Brasil.
A mãe de Finley, Jo, revelou durante o programa This Morning que a família começou a procurar a identidade do doador no início deste ano, para agradecer. Quando finalmente encontraram ele, o José.
Eles trocaram mensagens e Finley chegou a aprender algumas palavras em português para gravar um vídeo de agradecimento.
Finley disse que José significava o mundo para ele, acrescentando: “Eu simplesmente não estaria aqui. Eu estaria…”, disse ele, fechando os olhos, emocionado.
O encontro
Durante o programa, a família não esperava pela grande surpresa de conhecer José pessoalmente.
Holly, a apresentadora, perguntou o que mais eles diriam a José, se pudessem. “Obrigada nunca seria suficiente. Como você agradece a uma pessoa que salvou seu mundo”, falou a mãe. Então, eles mostraram um vídeo em que José, o doador, gravou uma mensagem em inglês para Fin.
Como se a situação não fosse emocionante o suficiente, Phil revelou que José estava no estúdio e entraria pela porta.
Finley e Jo ficaram cheios de lágrimas nos olhos quando José entrou e se dirigiu a eles. (veja abaixo)
Graças à doação, Finley está se recuperando rapidamente.
O menino venceu até um campeonato de natação e participou da produção de um musical na escola onde estuda.
Com informações de Metro