Dois homens foram presos nesta segunda-feira (20) por suspeita de matar o corretor de imóveis Zirlei Cleber da Silva Barros, de 47 anos. A vítima foi assassinada a tiros no dia 30 de janeiro, na zona Oeste de Boa Vista. A Polícia Civil deflagrou a Operação “Terra de Ninguém” para investigar o assassinato.
Os mandados de prisão foram cumpridos contra o funcionário de uma locadora, de 34 anos, no bairro Trinta e Um de Março e contra um homem de 35 anos, no KM 100.
O crime pode estar relacionado a negociação ilícita de terras públicas “esquentadas” sob a prática de fraude documental em processos de regularização fundiária, nos estados de Roraima e Amazonas, segundo a Polícia Civil.
A suspeita é que o crime tenha sido orquestrado, isolada ou conjuntamente, por um grupo de empresários. Os investigados teriam movimentado milhões de reais entre os estados de Roraima e do Paraná no curto espaço de um ano.
À época do crime, um dos disparos atravessou o braço direito da vítima e atingiu o peito. Outro atingiu a parte da frente do peito esquerdo. Um disparo atingiu o braço esquerdo e outro atingiu a parte de baixo da axila de Zirlei.
Os vizinhos da vítima relataram à polícia que escutaram os disparos, mas não viram quem efetuou. Eles informaram também que Zirlei Cleber da Silva Barros havia se mudado há poucos meses para a casa.
Durante as investigações, dois homens que teriam fornecido o veículo utilizado no crime foram identificados, assim como os possíveis suspeitos de terem orquestrado o assassinato.
Além dos mandados de prisão, 13 mandados de busca e apreensão, decretados pela Justiça em atendimento à representação criminal, foram cumpridos. Dez foram cumpridos em Boa Vista e três no município de Rorainópolis.
Os agentes apreenderam documentos relacionados a transações imobiliárias, regularização fundiária, telefones celulares, terminais móveis de pagamento, mídias removíveis, equipamentos de informática, uma pistola calibre 9mm e um revólver calibre 38.
O nome da Operação Terra de Ninguém remete a um termo usado para designar um território não ocupado, ou um lugar sob disputa entre partes que não o ocuparam por medo ou incerteza.
O termo é uma derivação da expressão da língua inglesa “no man’s land”, criada durante a Primeira Guerra Mundial, podendo também se referir a local onde não há ordem ou regras.
Com informações G1