O Projeto Rede de Vizinhos Protegidos, que teve por objetivo a criação de grupos de WhatsApp para denunciar e evitar onda de furtos, ajudou na recuperação de uma bicicleta, que havia sido furtada na madrugada desta quarta-feira (30), na Vila Amaral.
A proprietária procurou a reportagem do Portal RDX, informando que um dos membros do grupo do bairro teria avistado a bicicleta em um terreno baldio e enviou uma mensagem no aplicativo de mensagens. Logo em seguida, a mulher foi até o local e constatou que a bicicleta era a mesma que havia sido furtada.
Sobre o projeto
Idealizado em 2017, o projeto foi iniciado primeiramente na Vila Pinheirinho e foi se expandindo para outros bairros, com a criação de grupos de WhatsApp, onde os moradores denunciam situações suspeitas e informações exclusivamente sobre casos de furto.
Em 2021, o Portal RDX mostrou em uma reportagem, que a parceria juntamente com a Polícia Militar resultava na rápida prisão e identificação dos autores. No mesmo ano, aconteceu uma reunião entre o Conseg, Polícia Militar e Polícia Civil, onde foi apresentado como funcionaria o projeto.
“No grupo os vizinhos informam a rua e o local que um suspeito estava passando, fortalecendo a união entre todos. Quando percebemos algo de errado, a PM é acionada e rapidamente vai até o local”, disse uma das administradoras do grupo.