Atualizada às 20h15
A forte chuva que atingiu São Mateus do Sul na tarde desta terça-feira (19), além de causar pontos de alagamento e enxurradas na cidade e interior, também deixou 291 casas sem energia elétrica no início da noite, segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel).
A reportagem do Portal RDX apurou que o galho de uma árvore atingiu um dos fios e deixou boa parte da Vila Buaski sem luz. Além disso, outros pontos da cidade também sofreram picos de energia durante a tarde, momentos antes da chuva começar. Equipes da Copel trabalharam para que a energia elétrica fosse restabelecida. Por volta de 20h, a luz voltou.
Como divulgado pelo Portal RDX, foram registrados cerca de 75 milímetros em 24h, o suficiente para causar transtorno na Rua Ulisses Faria, Vila Buaski e o trevo de saída para União da Vitória, próximo ao Posto Triângulo. A situação foi parecida com a chuva do dia 4 de março, em que houve o registro de 54 milímetros.
A reportagem recebeu relatos de pontos de enxurradas no Centro, como na Rua Ulisses Faria e João Gabriel Martins, na Vila Buaski e no trevo de saída para União da Vitória, próximo ao Posto Triângulo. No interior, também houveram pontos de alagamento em diversas localidades, entre elas a Colônia Eufrozina, onde uma estrada rural acabou se transformando em um rio, conforme um vídeo que circula nas redes sociais.
A RDX entrou em contato com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, que informou não ter recebido nenhum pedido de evacuação da residências, e que a situação mais crítica foi registrada no cruzamento das ruas João Bettega com Pedro Ignaszewski, na Vila Buaski, em que a água acabou invadindo algumas residências.
A Defesa Civil informou também que segue monitorando os locais que eventualmente registram pontos de alagamento e enxurradas, tanta na área urbana como também no interior.