16.9 C
São Mateus do Sul
sexta-feira, abril 26, 2024
InícioEsporteIratiense de 17 anos vai disputar a final do maior torneio de...

Iratiense de 17 anos vai disputar a final do maior torneio de Crossfit do Brasil

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img

Gabriel Prestes Dziecinny, 17 anos, chegou à final do Torneio Crossfit Brasil (TCB), maior competição nacional da modalidade. De Irati, o atleta treina desde os 14 anos, e participou de uma seletiva na cidade de Botucatu, em São Paulo, no mês de março, onde atingiu o resultado necessário e está entre os 12 melhores do país na sua categoria.

A seletiva contou com cinco provas, sendo três no primeiro dia e duas no segundo. Em uma das etapas Gabriel teve ótimo desempenho. No levantamento de peso olímpico (LPO) ele conseguiu executar um exercício chamado complex com 110 quilos, ficando em terceiro colocado do Brasil na sua categoria.

O TCB conta com seletivas que ocorrem em várias cidades do país. Gabriel ficou em 2º lugar na ocorrida em Botucatu, o que o levou aos 12 primeiros do Brasil que participarão da final, em São Paulo, em julho. “Serão quatro dias de prova e quero ficar pelo menos entre os 10 primeiros”, fala.

Gabriel treina na CH Training Box, sob orientação do coach Cássio Henrique. São duas horas diárias, seis vezes por semana, de atividades que contém exercícios de força, ginástica, que utiliza o peso corporal e cardio, desenvolvendo aptidão respiratória e cardíaca.

A rotina de Gabriel também inclui cuidados com a alimentação, que é orientada por nutricionista e também sessões de fisioterapia. A atividade física é compartilhada com estudos. Ele é aluno do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

A afinidade pelo Crossfit começou por incentivo dos seus pais, Crislaine e Helenton, que também praticam. “Quando comecei no Crossfit já gostei de imediato. Durante a pandemia, passei a treinar mais e ter maior dedicação. Depois comecei a participar de provas locais e aqui no Paraná, até chegar no TCB”, explica.

Cássio Henrique fala que durante os treinos percebeu que o aluno tinha talento. “Sempre temos esse olhar, de ver o potencial competitivo para o esporte. O Gabriel tem isso e além da programação de aulas normais, começamos com treinos específicos para que ele evoluísse mais rápido”, conta.

O coach fala que também é importante existir a liberdade, para que o aluno escolha participar ou não de competições. “Tem que ter vontade de fazer isso. Nessa idade muitos não querem praticar uma atividade física. Só de praticar o esporte já é um grande benefício para a vida”.

Cássio fala ainda sobre a dúvida que muitos têm em relação a idade certa para praticar atividade física. “Temos alunos desde crianças até idosos. Cada um tem individualidades e analisamos e acompanhamos no dia a dia, corrigindo, ensinando técnicas adequadas, para que evoluam, como o Gabriel e outros alunos que temos”.

Gabriel se prepara para quando completar 18 anos começar a competir na categoria elite do Crossfit.

Informações Portal Clique

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas