17.6 C
São Mateus do Sul
sexta-feira, maio 24, 2024
InícioCidadesPorto UniãoPorto União adota cidade de Igrejinha: doações serão destinadas ao município gaúcho

Porto União adota cidade de Igrejinha: doações serão destinadas ao município gaúcho

Date:

Compartilhe essa notícia:

A partir de agora, todas as doações recebidas em Porto União serão direcionadas para ajudar os moradores de Igrejinha. Foto: Divulgação.

Em um gesto de solidariedade, o município de Porto União adotou a cidade de Igrejinha, localizada no Rio Grande do Sul. A partir de agora, todas as doações recebidas em Porto União serão direcionadas para ajudar os moradores de Igrejinha.

A iniciativa teve início após o Secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico de Igrejinha, Alberto Vinicius Petry, encaminhar um ofício solicitando auxílio. Em resposta, o prefeito de Porto União, Eliseu Mibach, entrou em contato com o prefeito de Igrejinha e firmou o acordo para o envio das doações.

Foto: Divulgação.

As doações em Porto União estão sendo centralizadas no Ginásio Lauro Muller Soares. A expectativa é que a primeira carga de doações saia ainda nesta terça-feira, 14 de maio, rumo a Igrejinha.

Além disso, a empresa Pormade, localizada em União da Vitória, está contribuindo significativamente para a causa, fornecendo o transporte das doações até Igrejinha e doando cerca de 2 mil portas para os moradores afetados.

O oficio diz o seguinte:

Praça Dona Luiza. Foto: Divulgação.
Rua Coberta Ary Delmar Koppe. Foto: Divulgação.
Cascata dos Italianos. Foto: Divulgação.

Em 1983, São Mateus do Sul foi adotado por Cubatão (SP) e Americana (SP)

Na enchente histórica de 1983, São Mateus do Sul também contou com o apoio das cidades de Cubatão de Americana, conforme pesquisa realizada pelo historiador Gerson César Souza e publicada no Portal RDX. Naquele ano, as duas cidades paulistas arrecadaram roupas, remédios, alimentos e materiais de limpeza para a cidade, que na época, tinha 30 mil habitantes.

São Mateus do Sul comunicou que o Cohapar passaria a se chamar: “Americana”, em homenagem à cidade paulista que enviou dez caminhões de donativos para os desabrigados. (Diário da Tarde, Curitiba, 21/07/83)

Foto: Acervo/Casa da Memória.

A cidade de Cubatão criou 12 pontos de arrecadação e informava à população que adotou a cidade de São Mateus do Sul, “com 30 mil habitantes, sendo 18 mil na área rural”, solicitando que seus moradores façam doações de roupas, remédios, alimentos e materiais de limpeza para a cidade paranaense (Conforme o Jornal A Tribuna, São Paulo, e Cidade de Santos, Santos, 21/07/83).

No dia 22 de julho de 1983, Cubatão envia a primeira remessa de doações para São Mateus do Sul. Foram mais de três mil quilos de alimentos, colchões, roupas de cama e mesa, brinquedos, material de limpeza e de construção. (Conforme o Jornal Cidade de Santos, Santos, 22/07/83).

No dia 23 de julho daquele ano, a cidade de Cubatão envia para São Mateus do Sul a segunda remessa para ajudar os desabrigados e apoiar o processo de reconstrução. Um caminhão com oito toneladas de materiais (leite, remédios, material de limpeza, camas, cobertores, utensílios domésticos e materiais de construção). O motorista do prefeito e um mecânico conduzem o caminhão, que tem ao lado a faixa “Vamos ajudar nossos irmãos do sul!”. O prefeito Lourival Mayer aguardava ansiosamente a chegada da ajuda (A Tribuna, São Paulo, 23/07/83).

Foto: Acerv/Casa da Memória

Já no dia 24 de julho de 1983, um domingo, e o caminhão vindo de Cubatão chega à cidade com 7.736 quilos de materiais para ajudar as vítimas da enchente em São Mateus. (A Tribuna, São Paulo, 26/07/83)

No dia 30 de agosto de 1983, Cubatão envia carreta com vinte e cinco toneladas de cimento para ajudar na reconstrução da cidade de São Mateus. Junto do material de construção, o Lyons Clube de Cubatão arrecadou e enviou 42 caixas de leite longa vida e materiais de limpeza. (A Tribuna, São Paulo, 30/08/83).

Da Redação RDX, com informações Vvale

Redes sociais

51,000FãsCurtir
18,800SeguidoresSeguir
1,160InscritosInscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas