Estiagem afeta cenário e biodiversidade de lago no Ginásio Municipal de Esportes

Foto registrada na sexta-feira (17). Foto: Cláudia Burdzinski/PORTAL RDX

O lago que está localizado no Ginásio Municipal Olívio Wolff do Amaral (Polacão), também está sendo prejudicado pela falta de chuva que acomete o Paraná. Mesmo com algumas pancadas de chuva no decorrer das últimas semanas, o nível não foi o suficiente para elevar os níveis de lagos, rios e tanques. Houve também registro de mortes de peixes no local, além das algas estares acumuladas na região da superfície.

A RDX esteve conversando com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Tiago Huk, que afirmou estar ciente da situação do local. “Estamos passando por um período crítico de estiagem que acaba criando essa condição de baixo nível de água. Com a chegada do verão, as algas crescem demasiadas por conta da condição de clima e ao final do ciclo, elas entram em processo de decomposição”, explica. Como medida de limpeza, na sexta-feira (17), a equipe da Secretaria de Esportes iniciou a limpeza das algas.

Questionado sobre a possiblidade de colocar água por meio do caminhão-pipa no lago, Tiago informou que a ação não resolveria o problema. “Seria como enxugar gelo. A estiagem já vem de alguns meses e que acaba baixando o nível de água do solo. Então se eu começar a colocar caminhões-pipa ou até mesmo puxar a água do rio, que nos foi sugerido, seria para pouco tempo”, diz. Segundo o Secretário, a água percolaria as extremidades do lago e acabaria baixando o nível novamente. “O nível de água só vai subir quando começar as chuvas e o tempo for mais favorável.”

A equipe da Secretaria segue monitorando o local.

Cláudia Burdzinski

Jornalista e Repórter RDX FM. Instagram: @claudiaburdzinski

Ler anterior

Vídeo: vice-governadora de SC se envolve em acidente em Florianópolis

Ler próxima

Grave acidente deixa duas pessoas mortas na BR-476, em São Mateus do Sul