Mulheres de São João do Triunfo participaram, na quarta-feira (27), de um curso de capacitação em Manutenção Hidráulica Residencial, promovido pela Sanepar. O treinamento reuniu no Barracão da Cidadania 30 mulheres, com idades entre 25 e 60 anos, e teve o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Triunfo.
- LEIA TAMBÉM: Vazamento foi a causa da falta de água em bairros de São Mateus do Sul, diz Sanepar
- LEIA TAMBÉM: Moradores reclamam da qualidade da água fornecida pela Sanepar em Antônio Olinto
“O curso oferece uma oportunidade de inserção num novo mercado de trabalho para as mulheres, promovendo a geração de renda, ou também para que elas possam assumir pequenos consertos hidrossanitários nas suas próprias residências”
explica a gestora de Educação Socioambiental da Sanepar, Luciana Garcia.
A capacitação destinada ao público feminino oferece noções básicas para serviços de manutenção hidráulica e para a ligação intradomiciliar de esgoto, e conta com uma cartilha criada especialmente para o curso. Com a formação, elas estarão preparadas para fazer pequenos reparos internos, limpeza de caixa d’água e a interligação do imóvel à rede coletora de esgoto, quando a esta estiver liberada, de acordo com os padrões técnicos exigidos pela Sanepar.
O curso voltado exclusivamente para o público feminino é uma novidade que vem sendo implementada pela área de Educação Socioambiental da Sanepar em cidades beneficiadas por obras de ampliação de seus sistemas de esgoto.
Desde 1999, a empresa promove cursos para encanadores, dentro de seu programa de intervenção socioambiental em obras. A nova proposta, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tem como objetivo incluir as mulheres, atendendo ao ODS 5, que trata da Igualdade de Gênero.
A diretora do Departamento de Vigilância Social de São João do Triunfo, Sirlene Aparecida de Souza, destaca que o curso proporcionou uma oportunidade de autonomia financeira, estimulando o empoderamento das mulheres atendidas no CRAS.
“Com esse curso buscamos o desenvolvimento pessoal e profissional, aumentando a autoconfiança e elevando a autoestima das mulheres. É de extrema importância para fortalecermos esses vínculos”
diz.
Com informações AEN