O Centro de São Mateus do Sul parou na manhã desta sexta-feira (13), para acompanhar a passeata de combate ao feminicídio. Alunos do Colégio Estadual São Mateus (CESM), professores, psicólogas e a comunidade carregaram faixas com mensagens de homenagem à Cleomara Aparecida Sorotenic Pereira, de 29 anos, Daniela Kuba Vagner, de 24 anos, Elza Ribeiro Micharski, de 22 anos, vítimas de feminicídio.
Cleomara foi morta em 2016 pelo ex-companheiro Joaquim Eduardo Pugsley Fonseca Junior (conhecido como Chupim), em frente ao Posto Castrovel. Daniela, foi morta em 2018 pelo ex-companheiro Fábio Kolodi, próximo ao Senac. Elza faleceu em 2019, morta pelo ex-companheiro Alisson Ferraz Barbosa, de 24 anos, na Vila Pinheirinho.
Segundo Marly Perrelli, psicóloga e uma das incentivadoras da ação, a passeata teve o intuito de conscientizar toda a população sobre o impacto da violência doméstica. “Queremos dizer que nós somos contra qualquer ato violento contra qualquer mulher. Somos à favor a vida”, destaca.
Os alunos do CESM, produziram cartazes e adereços para os participantes da mobilização. “Esse importante tema veio integrar à luta do Dia Internacional da Mulher”, destaca Telma Staniszewski, diretora da instituição.
A ação contou com o patrocínio da Microxisto, Amanda Mazzá, Ervateira Baronesa, Maxi Leonígia, Peluche Cosméticos, Espaço Arte e Beleza, Advocacia Genesi, Fernanda Sardanha e Live Fitness.