17.9 C
São Mateus do Sul
quinta-feira, abril 25, 2024
InícioDestaquePor meio de nota à RDX, INMET confirma data de conserto em...

Por meio de nota à RDX, INMET confirma data de conserto em estação meteorológica

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Há mais de um ano, estação que afere a temperatura em São Mateus do Sul não está funcionando. Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX

Uma boa notícia para São Mateus do Sul e para os apaixonados pelo frio. O Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, através de um comunicado enviado à RDX FM na tarde desta terça-feira (31), confirmou a data em que será realizada uma visita técnica na estação meteorológica, localizada nas dependências da Casa Familiar Rural.

A data prevista é o dia 22 de junho de 2022, onde de acordo com a nota, a visita será feita pela equipe de manutenção do 7º Distrito de Meteorologia (com sede em São Paulo), com a finalidade de sanar o problema do equipamento.

Confira a nota na íntegra:

Boa tarde a todos!

Em referência ao Ofício enviado pela direção da Rádio  RDX FM – 88,7 em 16/05/2022.

Informo a direção da Rádio RDX FM – 88,7 que será realizada uma visita técnica na estação de SÃO MATEUS DO SUL – A874, no dia 22/06/2022,  pela equipe de manutenção do 7° Distrito de Meteorologia, com a finalidade de sanar o problema do nosso equipamento.

Relembro o caso

A reportagem da RDX FM levantou o assunto em julho do ano passado, mostrando que problemas na estação do INMET afeta medição de temperatura em São Mateus do Sul.

Na época, mesmo tendo formação de geadas, temperaturas negativas e a intensidade de frio, o município não teve os dados das temperaturas divulgados. O motivo: problema na estação de aferição de temperatura, que fica localizado nas dependências da Casa Familiar Rural, mas que é de responsabilidade do INMET.

A RDX FM entrou em contato com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) em Brasília, e em Porto Alegre (RS), que são responsáveis pela manutenção do equipamento, questionando os motivos de não estarem aferindo a medição. A explicação era de que devido a pandemia da covid-19, a manutenção teve de ser paralisada, e com isso, o equipamento parou de funcionar.

No dia 17 de maio, a reportagem da RDX trouxe o assunto novamente a público, em uma reportagem mostrando que com esse problema no equipamento, acabava prejudicando a divulgação de dados oficiais, (que são fornecidos ao Simepar, por exemplo), o que poderia destacar o município como uma das cidades mais frias do Paraná e do Brasil, potencializando o turismo local, para quem é apaixonado por baixas temperaturas.

No mesmo dia, por meio de nota, o INMET enviou um comunicado à RDX, informando que em breve teria uma equipe realizando uma visita técnica, em São Mateus do Sul, o que de fato ocorreu, marcado para o dia 22 de junho de 2022.

Edinei Cruz
Edinei Cruz
Repórter e Locutor da RDX FMInstagram: @edineicruzsms

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas