16.8 C
São Mateus do Sul
segunda-feira, abril 29, 2024
InícioCidadesSão Mateus do SulSomente em outubro, São Mateus do Sul registrou 822 mm de acumulado...

Somente em outubro, São Mateus do Sul registrou 822 mm de acumulado de chuva; relembre os fatos desse mês por conta das chuvas

Date:

Compartilhe essa notícia:

spot_imgspot_img
Dados foram apurados através de um hidrômetro, instalado nas dependências da RDX. A reportagem do Portal RDX reuniu todas as informações publicadas neste mês de outubro, referentes às cheias do Rio Iguaçu. Acompanhe. Foto: Willian Kuchinski.

A reportagem do Portal RDX apurou que São Mateus do Sul registrou 822 milímetros do acumulado de chuva nesse mês de outubro, um dos maiores do Paraná.

Os dados foram apurados através de um hidrômetro instalado nas dependências da rádio, na Rua Ulisses Faria, no Centro de São Mateus do Sul e feito um cruzamento de informações com outros locais que possuem o mesmo equipamento. Já o Simepar, instituto que afere o tempo e a temperatura no Paraná, informou que o acumulado de chuva teria sido 477 mm em São Mateus do Sul. No entanto, é importante ressaltar que os dados tem como base a estação meteorológica do INMET, instalada na Casa Familiar Rural, mas que apresentou problemas nos últimos dias.

A reportagem do Portal RDX reuniu todas as notícias publicadas em nosso site, sobre a situação causada pelas cheias dos rios Iguaçu, Canoas e Cachoeira, que afetou mais de 2500 pessoas no município.

Acompanhe:

As fortes chuvas tiveram início no dia 4 de outubro, com um temporal acompanhado de granizo que atingiu São Mateus do Sul e municípios da região, como Paula Freitas e Paulo Frontin, e em Canoinhas no Planalto Norte, onde foram registrados 80 mm de chuva e o nível do rio Iguaçu começou a subir. Quatro residências na localidade de Mandassaia e uma na localidade da Divisa, sofreram destelhamentos, sendo prestado apoio aos moradores com a proteção de lonas nos telhados afetados, sendo registrado posteriormente no Sistema da Defesa Civil do Estado.

A reportagem do Portal RDX apurou que na terça-feira, dia 3 de outubro, o nível do Rio Iguaçu registrava 0,85 metros. Já na quarta-feira, dia 4, em que foi registrado o temporal, a leitura da régua indicava 0,98 metros. No mesmo dia, a Defesa Civil do Paraná informava que mais de 3800 pessoas já haviam sido afetadas em 13 municípios do estado.

No dia 5 de outubro, o nível do Rio Iguaçu subiu 76 centímetros em São Mateus do Sul, atingindo 1,65 metros. No mesmo dia, o Município de Antônio Olinto anuncia a alteração das aulas para o ensino remoto por conta das chuvas.

No domingo, dia 8 de outubro, a Defesa Civil de São Mateus do Sul emitiu um alerta sobre a previsão de muita chuva no município, informando ter identificado várias ocorrências de alagamentos e inundações devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. O ponto de encontro ficou centralizado no Centro do Idoso e o Ginásio Polacão foi preparado para alojamento.

Também no dia 8 de outubro, o asfalto da BR-476, na altura do quilômetro 356 em União da Vitória acabou desmoronando, fazendo com que houvesse o bloqueio da rodovia entre Paulo Frontin e União da Vitória. No entanto, no dia 21 de outubro, após o DNIT realizar a licitação para a obra emergencial, o qual saiu como vencedora a empresa Engemass, foi mobilizado uma equipe de 60 funcionários e 40 equipamentos, incluindo rolos, caminhões e escavadeiras para dar início aos trabalhos de recuperação. Em uma ação histórica, em menos de 6 dias, a obra foi concluída e a BR-476 foi totalmente liberada.

No dia 9 de outubro, o Simepar informou que São Mateus do Sul foi a cidade com maior índice de chuva acumulada: 103,4 milímetros. Um dia antes, a Defesa Civil havia divulgado que o acumulado seria de 93,4 mm.

No dia 10 de outubro, a PX emitiu uma nota de esclarecimento sobre o Rio Canoas, a respeito de um vídeo que circulou nas redes sociais por conta das chuvas do fim de semana anterior.

No dia 11 de outubro, o trânsito foi bloqueado para veículos pesados na PR-151, entre São Mateus do Sul e Três Barras. Na noite do mesmo dia, a Defesa Civil de São Mateus do Sul emitiu um alerta para o risco alto de alagamentos na Vila Amaral e Usina Velha, por conta da elevação do nível do Rio Iguaçu, que por volta de 22h, passava de 4,45 metros.

No dia 12 de outubro, feriado do Dia das Crianças e Nossa Senhora Aparecida, o nível do rio Iguaçu ultrapassou 4,7 metros e causou diversos pontos de alagamento em bairros como Vila Amaral, Usina Velha, Jardim Dona Hermínia e Vila Buaski. Diversos imóveis foram atingidos pela enxurrada por conta das fortes chuvas. Naquela data, São Mateus do Sul havia registrado 120,4 mm, sendo o maior acumulado de chuva no Paraná.

Também no dia 12 de outubro, o DER informou que PR-364, na altura do km 46, sofreu um deslizamento de terra, e com isso, deixou o trânsito em meia pista. Já na cidade de Três Barras, o acesso foi interditado para o tráfego de caminhões.

A preocupação dos moradores também foi com relação à barragem, sob responsabilidade da empresa Paraná Xisto, que emitiu uma nota, afirmando estar monitorando toda a estrutura, garantindo não haver riscos de rompimento.

Na noite do dia 13 de outubro, uma sexta-feira, o número de pessoas afetadas por conta das chuvas já chegava a 1850, sendo que 28 estavam em abrigos temporários, 393 em casas de parentes ou amigos e 1420 pessoas foram afetadas no interior, com estragos em bueiros, interdição de estradas ou estão ilhadas. O nível do rio às 8h do dia 13, marcava 5,24 metros.

Ainda na sexta, os atendimentos se concentraram na Vila Amaral e Usina Velha, devido às proximidades com o rio Iguaçu. Em outros bairros ocorreram problemas por conta dos afluentes, como os rios Canoas e Cachoeira, que prejudicaram os bairros Vila Buaski, Jardim Dona Hermínia, Vila Prohmann, Raia e Bom Jesus, onde o nível do rio subiu, extravasou e acabou atingindo algumas casas, mas baixou rapidamente.

No mesmo dia, o Município informou que havia aberto junto ao Governo do Estado, o pedido para decretar situação de emergência, garantindo recursos juntos aos governos Estadual e Federal. No dia seguinte, o Decreto número 910/2023 foi publicado e colocou São Mateus do Sul em situação de emergência nas áreas do município afetadas por inundação.

No sábado, dia 14, o Simepar divulgou um balanço sobre o acumulado de chuva que atingiu São Mateus do Sul nesse mês de outubro. Segundo o instituto que monitora o tempo no Paraná, entre os dias 1º e 14 de outubro, foram registrados 351,2 mm de chuva em São Mateus do Sul, sendo que a média histórica do mês é de 180 mm.

Por volta de 12h do dia 14 de outubro, o nível do Rio Iguaçu chegava a 5,65 metros em São Mateus do Sul, subindo 1 centímetro por hora. No Paraná, a Defesa Civil do Estado divulgou um balanço, que mostrava que até aquela data, 57 mil pessoas haviam sido impactadas em 74 municípios.

No domingo, dia 15 de outubro, o município informou ter 62 pessoas alojadas no Colégio São Mateus e Secretaria de Assistência Social, que serviam como abrigos temporários, além de 700 pessoas tiveram de sair de suas casas e mais de 1800 pessoas já haviam sido atingidas pelas chuvas em São Mateus do Sul. Além disso, existiam pontos de isolamento nas localidades do Manduri, Potinga e Turvo.

Também no domingo, a Secretaria Municipal de Educação informou que as aulas iriam ser mantidas na rede municipal de ensino, tanto na área urbana como também na área rural. No entanto, o transporte escolar no interior não seria realizado na segunda-feira (16), em virtude das condições das estradas rurais e por questão de segurança aos estudantes. Na área urbana, as linhas foram mantidas normalmente.

Na segunda-feira, dia 16, o nível do Rio Iguaçu atingia 5,95 metros e subia menos de 1 centímetro por hora, segundo dados divulgados pelo Sistema de Monitoramento Hidrológico da Copel. Com isso, algumas ruas foram interditadas nos bairros Vila Amaral, Centro e Jardim Dona Hermínia.

Já entre o início da noite de segunda-feira (16) e a madrugada de terça-feira (17), um forte temporal assustou os moradores de São Mateus do Sul, com registro de vendaval, granizo e forte chuva na região. Em pouco mais de 12h, foram cerca de 70 mm de volume de chuva, causando estragos no Emboque, Taquaral do Bugre, Monjolos e Dois Irmãos, com queda de granizo, vento forte com queda de árvores e falta de energia elétrica.

Na terça-feira, dia 17, por volta de 5h, o nível do Rio Iguaçu atingiu 5,982 metros, o maior número registrado, após as fortes chuvas que caíram na região. 24 horas depois, após uma trégua da chuva, o nível começou a baixar 6 centímetros por hora. Também no dia 17, a RDX recebeu um vídeo de um quiosque que ficou submerso na Fartura do Potinga, em São Mateus do Sul.

No dia 18 de outubro, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT interditou o trânsito na BR-476, na altura do quilômetro 276, em São Mateus do Sul, entre as ruas Guilherme Kantor e o Mariano Atacadista. Por conta de muitos veículos passarem pelo local, um morador encontrou quase 40 placas de veículos próximo ao ponto de alagamento na BR-476.

Também nesse dia, o helicóptero do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas – BPMOA, auxiliou a Defesa Civil do Paraná para se deslocar à comunidades do interior de São Mateus do Sul que foram afetadas pelas fortes chuvas e que estão isoladas. Foram destinados insumos e cestas básicas às localidades de Manduri, Barra do Potinga e Potinga, onde foram feitas avaliações das comunidades que foram afetadas. No mesmo dia, o governador Carlos Massa Ratinho Junior visitou São Mateus do Sul anunciando medidas para os municípios afetados pelas chuvas, indo até o Centro do Idoso e no Colégio São Mateus.

No dia 19 de outubro, 2500 pessoas já haviam sido afetadas pelas chuvas, cerca de 1348 pessoas estavam desalojadas em casas de parentes ou amigos e 105 pessoas estavam em abrigos temporários. Nesse dia, o nível do Rio Iguaçu atingiu 5,79 metros.

No dia 20 de outubro, o nível do rio seguia em declínio e atingiu 5,70 metros, baixando 9 centímetros por hora. No mesmo dia, o Ceasa-PR enviou cerca de 25 toneladas para seis cidades afetadas pelas chuvas e alagamentos que atingem o Paraná.

No dia 21 de outubro, um sábado, o nível do Rio Iguaçu seguiu a tendência de baixa, registrando 5,62 metros, após uma trégua nas chuvas. Também nesse dia, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros iniciaram a avaliação em imóveis atingidos pelas cheias do Rio Iguaçu em São Mateus do Sul.

E por conta disso, muitos moradores já começavam a voltar para casa, aproveitaram uma tarde de sábado ensolarada para começar a limpeza em suas residências. A reportagem da RDX produziu uma reportagem em vídeo, mostrando como foi o retorno de alguns moradores da Vila Amaral.

No dia 22 de outubro, um domingo, o trânsito para veículos leves foi liberado na PR-151 entre São Mateus do Sul e Três Barras.

No dia 23 de outubro, segunda-feira, por conta da trégua das chuvas, o nível do rio Iguaçu continuou baixando em São Mateus do Sul, indicando 5,32 metros, baixando 16 centímetros em 24 horas.

No dia 24 de outubro, uma terça-feira, o nível do rio Iguaçu atingia 5,14 metros, possibilitando que muitos moradores das áreas de risco pudessem retornar para suas casas, com 70 pessoas em abrigos temporários e quase 600 pessoas desalojadas em casas de parentes ou amigos.

Também no dia 24, a RDX trouxe uma reportagem especial sobre a terrível enchente de 1983 em São Mateus do Sul, produzida pelo historiador Gerson César Souza, e fotos do acervo da Casa da Memória Padre Bauer, cedidas pela professora Hilda Jocele Digner Dalcomuni. A entrevista também foi gravada em vídeo, que pode ser assistida através do YouTube.

No dia 25 de outubro, uma quarta-feira, o nível do rio seguia baixando e atingiu menos de 5 metros, atingindo cerca de 4,95 metros, baixando cerca de 1 centímetro por hora. Além disso, o município possuía 25 pessoas em abrigos temporários e muitas comunidades do interior enfrentaram dificuldades nos acessos por conta dos pontos de alagamento, causados pelas cheias dos rios Potinga e Iguaçu.

Na quinta-feira, dia 26 de outubro, o nível do rio Iguaçu baixou 20 centímetros e chegou a 4,76 metros. No mesmo dia, a Defesa Civil e Secretaria de Meio Ambiente iniciaram uma ação de limpeza das ruas afetadas pelas cheias do Rio Iguaçu em São Mateus do Sul, recolhendo entulhos das famílias que retornavam para suas casas e que realizavam a limpeza de suas casas.

Ainda na quinta-feira, dia 26, as obras de reparo da BR-476, que haviam desmoronado na altura do quilômetro 356 e bloqueado totalmente a rodovia entre Paulo Frontin e União da Vitória, foram entregues após 6 dias de trabalho.

Na sexta-feira, dia 27 de outubro, o nível do Rio Iguaçu seguia em baixa, com a leitura chegando a 4,53 metros em São Mateus do Sul, diminuindo 1 centímetro por hora.

No sábado, dia 28, o nível do rio Iguaçu seguia com a tendência de baixa, registrando 4,37 metros. Além disso, o Colégio São Mateus anunciou que na segunda-feira, dia 30, iria retornar com as aulas, após servir como ponto de abrigo temporário para 70 famílias que foram afetadas pelas chuvas, e que ficaram em salas de aula. No mesmo dia, quatro famílias tiveram que sair de suas casas, após um forte temporal registrado durante a noite, na região da Rua Tenente Max Wolff Filho e na Vila Buaski.

Após um período de trégua, houve o registro de chuva entre o sábado, dia 28 e a madrugada de domingo, dia 29, com precipitação acumulada em quase 170 mm. Com isso, moradores das áreas de risco foram alertados a monitorar o nível do rio Iguaçu. No interior de São Mateus do Sul, a chuva causou pontos de alagamento em diversas comunidades, atingindo estradas rurais e plantações.

No domingo, dia 29, o nível do Rio Iguaçu voltou a subir e atingiu a marca de 4,44 metros, subindo 7 centímetros em 24h.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil informou que 7 pessoas estavam desalojadas e outras 4 estavam desabrigadas. Já no interior, foram afetadas as localidades de Retiro, Rio das Pedras, Taquaral do Bugre, Faxinal dos Ilhéus, Vargem Grande, Faxinal dos Elias e Terra Vermelha.

Também no domingo, dia 29, as fortes chuvas causaram pontos de alagamento e destruição de pontes e bueiros em cidades da região. A situação mais crítica foi no município de Rebouças, que apresentou 14 pontos de alagamento na área urbana e 40 pontos no interior, com destruição de bueiros e pontes. Além disso, houve extravasamento do Rio Potinga, Riozinho e afluentes.

Nesta segunda-feira, dia 30, o nível do Rio Iguaçu continuava subindo e atingiu 4,51 metros, na aferição feita às 7h. No mesmo dia, a Prefeitura de São João do Triunfo informou que 3 famílias haviam ficado desalojadas por conta das chuvas que atingiram o município. A Defesa Civil informou que segue monitorando de perto o nível do Rio da Vargem.

Já nesta terça-feira (31), o Rio Iguaçu em São Mateus do Sul voltou a subir e chegou a 4,84 metros, na medição feita às 8h. A Defesa Civil também informou que o município possui 7 pessoas desalojadas e outras 4 desabrigadas. Já por volta de 16h, o nível do rio Iguaçu passou de 5 metros em São Mateus do Sul, subindo cerca de 2 centímetros por hora e colocando em alerta os moradores das áreas de risco, principalmente a Usina Velha e Vila Amaral. Por volta de 20h, o nível do rio atingiu 5,09 metros.

A reportagem da RDX segue acompanhando e monitorando a situação das cheias do Rio Iguaçu, através do Sistema de Monitoramento Hidrológico da Copel, com informações fornecidas pelo Simepar e também com o hidrômetro, instalado nas dependências da Rádio RDX FM, na Rua Ulisses Faria, 1077.

Edinei Cruz
Edinei Cruz
Repórter e Locutor da RDX FMInstagram: @edineicruzsms

Redes sociais

47,000FãsCurtir
13,700SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever

Últimas notícias

spot_img

Mais visitadas